Neoenergia Brasília entrega ao GDF câmaras de refrigeração para armazenar vacinas

Iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel

Em mais uma ação em comemoração ao primeiro ano de operação da Neoenergia em Brasília, a distribuidora realizou, na tarde da última quinta-feira (10), a entrega de refrigeradores científicos destinados a armazenar vacinas contra a Covid-19 e outras doenças. O evento contou com a presença do presidente da concessionária, Frederico Candian, e do secretário de Saúde do Distrito Federal, general Manuel Pafiadache. A empresa doou 15 equipamentos que vão contribuir com a conservação dos imunizantes e com o plano de vacinação na capital federal. A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).

As câmaras de conservação são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros. O consumo dos refrigeradores científicos será compensado com o recolhimento de 30 equipamentos de refrigeração antigos que serão reciclados e retirados do sistema elétrico para reduzir o consumo de energia.

“Além de apoiar o Distrito Federal nessa questão do armazenamento correto de vacinas e medicamentos, essa ação busca reduzir o consumo de energia”, explicou Frederico Candian, presidente da Neoenergia Brasília. “Reafirmamos, com essa iniciativa, o compromisso do Grupo Neoenergia em levar mais do que energia para a sociedade”, completou.

As câmaras têm temperatura programável e constante entre 2°C e 8°C, com baterias recarregáveis e autonomia de até 12 horas. Os refrigeradores também possuem sensores e um sistema de alarme remoto à distância, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou a bateria estiver em um nível baixo.

“Agradeço a Neoenergia, toda ajuda é sempre muito bem-vinda. Esses refrigeradores vão proporcionar economia de energia e qualidade na armazenagem e entrega das vacinas”, afirmou o general Manuel Pafiadache, secretário de Saúde.

Além das câmaras de refrigeração, a Neoenergia Brasília instalará lâmpadas LED, 40% mais eficientes, em postos de saúde, hospitais e consumidores residenciais baixa renda. A intenção é promover a redução no consumo de energia elétrica de prédios públicos e população mais carente.​

SUSTENTABILIDADE – Para receber os 15 novos equipamentos, o GDF vai entregar refrigeradores e freezers antigos para a Neoenergia Brasília. A empresa irá retirar substâncias como os gases CFC (clorofluorocarboneto), que podem contribuir com o efeito estufa, e fazer o descarte correto dos equipamentos.

“A iniciativa da Neoenergia Brasília está alinhada aos compromissos do grupo de combate às mudanças climáticas, ao desperdício de energia e ao programa de eficiência energética da distribuidora”, explica Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Neoenergia.

UNIDADES DE SAÚDE – Ao longo de 2021, a Neoenergia Brasília teve outra parceria com a Secretária de Saúde do Distrito Federal. Com o avanço da Covid-19 e a lotação dos leitos de UTI, a distribuidora montou um comitê para elaborar os projetos elétricos e de ligação de energia em algumas unidades de saúde. Em tempo recorde, o trabalho, iniciado em abril, proporcionou, em 30 dias, a inauguração dos hospitais de campanha do Gama, de Ceilândia e do Autódromo.

O comitê contribuiu também para a entrega de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), em Ceilândia, no Paranoá, no Riacho Fundo II, em Buritizinho e no Vale do Amanhecer, além de mais sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), em Ceilândia, em Brazlândia, em Vicente Pires, em Planaltina, no Riacho Fundo II, no Paranoá e no Gama.

Todas as unidades de saúde implantadas com a parceria da Neoenergia Brasília beneficiam mais de 1,2 milhão de pessoas, o que representa 40% da população de todo o Distrito Federal.

PÍLULA DE SEGURANÇA NEOENERGIA BRASÍLIA – Jamais faça improvisos como desencapar os fios e conectá-los diretamente na tomada. Sempre que ligar um eletrodoméstico, não se desligue da segurança.

A Neoenergia Brasília, reconhecida pelos consumidores como a melhor distribuidora de energia do Centro-Oeste no Prêmio Aneel de Qualidade 2020, é uma empresa do grupo Neoenergia e responsável pela distribuição da energia elétrica das 33 Regiões Administrativas que compõem o Distrito Federal, com mais de 1,1 milhão de clientes e atendendo a 3,3 milhões de pessoas. É a terceira maior distribuidora de energia elétrica do Centro-Oeste, de acordo com o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e sua área de concessão é de 5.780 quilômetros quadrados e abrange todo o Distrito Federal.

Texto e fotos: colaboração da Assessoria de Imprensa da Neoenergia Brasília

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*