Assassinato de idosa no Guará: Agressor fugiu de ônibus com rosto ferido, passou pela QE 07 e foi para Planaltina-GO

Política identifica o suspeito de assassinar com fio de extensão elétrica Dona Geralda Cândida

POR AMARILDO CASTRO

A Polícia Civil do Distrito Federal já tem maioria dos dados do suspeito de assassinar na última segunda-feira, 6 a idosa Geralda Cândida Santos Nascimento, de 79 anos. O delegado responsável pelo caso, Anderson Espíndola, da 4a DP, desde a tarde do mesmo dia, garante que a apuração sobre sua morte arremete ao homem que invadiu a casa da mulher, oferecendo serviços de marcenaria. Nesta tarde de quinta-feira, dia 9, o delegado deu detalhes sobre a identificação do criminoso. Trata-se de José Paulo Trindade, de 64 anos. Ele já tem várias passagens pela polícia, e antes mesmo do atual crime, já estava foragido da Justiça desde 2015, quando conseguiu escapar do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), em Brasília. Cumpria pena por estupro a uma mulher em Ceilândia.

No caso da morte de Dona Geralda, com ajuda de câmeras de segurança, o PCDF conseguiu elucidar vários detalhes, desde a hora em que invadiu a casa da idosa, mostrando sua saída e fuga.

Para o delegado Anderson Espíndola, da 4a DP, chama atenção a idade do criminoso, que ainda vive a praticar delitos tão graves, como o assassinato na QE 30, onde a polícia está certa de que ele seria o autor

O trajeto após supostamente assassinar a vítima, ele saiu com uma mochila nas costas carregando um notebook, ambos os objetos roubados da residência e mais R$ 300. No caso do computador, já foi recuperado pela polícia. O homem entrou em um ônibus coletivo da empresa Marechal em direção à QE 07 do Guará I. Ao adentrar no carro, estava sem máscara de proteção facial, e foi interpelado pelo motorista. Mesmo assim, ficou dentro do veículo. Como é idoso, sentou na frente e não apresentou seu documento de identificação mesmo sendo questionado pelo funcionário da Marechal. Desceu na QE 07, onde novamente discutiu com o motorista, e de lá, foi para casa de uma filha em Planaltina de Goiás, também de ônibus. Depois fugiu em definitivo ao trocar de roupa. Na perícia, a PCDF encontrou uma máscara facial que ele usava ao invadir a casa de dona Geralda.

No trajeto entre a Avenida Contorno do Guará II e a QE 07, o criminoso foi filmado pelas câmeras de segurança do ônibus. Antes, outra câmera de segurança no Conjunto A da QE 30 já havia mostrado o homem, inclusive seu rosto com clareza.

Chamou atenção um ferimento em seu rosto durante a fuga. Ele tinha pequenos sangramentos na bochecha e nariz. A polícia diz que foi causado por Dona Geralda, que tentou se defender do criminoso.

Dona Geralda foi assassinada na segunda-feira, 6, dentro de casa com um fio de extensão elétrica

Histórico de crimes

José Paulo Trindade tem histórico de vários crimes, alguns em Goiás, Distrito Federal e um outro em São Paulo. Em Goiás, residiu na cidade de Acreúna, onde chegou a ser casado, mas sua melhor teria pedido a separação após acusação de um estrupo na vizinhança, crime o qual ainda responde. No DF, também é acusado de estrupo em Ceilândia. Juntando todos os crimes já julgados, o acusado precisa cumprir 12 anos de prisão

“É um absurdo um homem desse estar solto por aí, nosso sistema prisional é muito falho, se funcionasse, minha avó não estaria morta”, revolta-se o neto da idosa, o bacharel em Direito, André Neves, em depoimento ao Blog do Amarildo nesta tarde de quinta-feira, 9, na porta da 4ª DP, onde acompanhava o caso de perto.

Para o delegado Anderson Espíndola, chama atenção um homem já idoso e ainda manter seu histórico de crimes violentos, mesmo tendo familiares, como uma filha em Planaltina de Goiás. “Tem apreso pelo crime, prazer em viver no mundo do crime”, resume o delegado.

Até agora não há informações sobre o paradeiro suspeito do assassinato de Dona Geralda, e a Polícia Civil do DF pede a colaboração dos moradores de todo o DF e do país para colaborar com as investigações. Denúncias podem ser feitas pelo 197. Abaixo a foto do suspeito, captada em por uma câmera de segurança e divulgada pela PCDF.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*