Com o apoio do Governo de Goiás, Festival Italiano de Nova Veneza começa nesta quinta-feira, 4 e vai até domingo

Festival Italiano de Nova Veneza tem comidas típicas e atrações culturais na programação

Cidade, localizada a 39 km de Goiânia, oferece à população programação cultural diversificada, além de pratos da culinária italiana_ Com muita gastronomia e cultura, o município de Nova Veneza sedia a 16ª edição do Festival Italiano a partir desta quinta-feira (04/08). A abertura está marcada para às 19h e o evento segue até o próximo domingo (07/08). Considerada a maior festa gastronômica  italiana do Estado, o evento recebeu aporte de R$ 527 mil da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e promete superar a marca de 100 mil visitantes com uma programação repleta de música típica, apresentações artísticas e pratos da culinária italiana. 

Um dos destaques do festival é o show do cantor Sérgio Reis, que fará apresentação gratuita nesta quinta-feira (04/08), às 22h, na Praça Matriz da cidade. Grande referência do sertanejo raiz, um dos ritmos mais tocados em Goiás, o cantor vai animar a primeira noite dos visitantes com seus maiores sucessos. E promete uma apresentação temática, com canções como “O Mineiro e o Italiano”, de sua autoria, e a versão italiana da música “Menino da Porteira”.

Na gastronomia, cerca de 30 estandes oferecerão todos os tipos de massas como, macarrão, lasanha, nhoque e a famosa polenta frita. Na cantina oficial do festival, serão 45 cozinheiras envolvidas na preparação de cerca de 20 mil porções do cardápio do evento. Elas cozinharão mais de cinco toneladas de macarrão, três mil toneladas de molho, 4,5 mil de carne e meia tonelada de farinha de fubá.
*Atrações italianas*Além de Sérgio Reis, o Festival está repleto de atrações que retratam a cultura italiana. Estão previstas apresentações de dança típica do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro, da cidade homônima de Nova Veneza, em Santa Catarina; do músico acordeonista Ricardo Tucci, que interpreta músicas em italiano,  além do grupo Os Tenores do Brasil e do cantor Valdir Amaral, que trazem no seu repertório músicas italianas. 

Realizada pela Prefeitura de Nova Veneza, com correalização do Sesc/GO e com apoio da Câmara Municipal de Nova Veneza, Governo de Goiás e Secretaria de Estado da Cultura, o festival traz o tema “Uma boa massa, bom vinho e, claro, uma boa companhia”. Segundo os organizadores, a mensagem principal desta edição é a de integração das culturas italiana e goiana, além de divulgar Nova Veneza para todo o Brasil.

Confira abaixo a programação:

04 de agosto

19h – Santa Missa na Igreja da Matriz de Nossa Sra Do Carmo19h – Abertura da Cantina da Nonna – Praça da Matriz

20h30 – Abertura oficial no palco principal

21h – Apresentações culturais, musicais e artísticas locais

22h – SESC/Show com Sérgio Reis02h – Encerramento

05 de agosto

19h- Jantar na Cantina da Nonna – Praça da Matriz

20h- Apresentações culturais, musicais e artísticas locais: Grupo Folclórico ítalo-Brasileiro de SC

22h – Show com os Tenores do Brasil (SP)

02h – Encerramento

06 de agosto

06h – Passeio Ciclístico: café da manhã (saída ao lado do palco às 07h)

12h – Almoço na Cantina da Nonna – Praça da Matriz

12h – Show com Ricardo Tucci/ Apresentações culturais, musicais e artísticas locais/ Apresentação com o Grupo Folclórico italo-Brasileiro de SC.

13h – Campeonato de Bocha (classificatórias)Local: Clube Recreativo de Nova Veneza

19h – Jantar na Contino da Nonna – Praça da Matriz19h – Apresentações culturais, musicais e artísticas locais/ Apresentação com o Grupo Folclórico italo-Brasileiro de SC

21h – Carnavale Di Venezia – Baile de Máscaras: Show com Anna Paula.03h – Encerramento

07 de agosto

09h – Campeonato de Bocha (semifinais e finais)

Local: Clube Recreativo de Nova Veneza (Premiação no palco principal na Praça da Matriz) 

10h – Torneio de Cipó

Local: Ao lado da Cantina da Nonna11h – Almoço na Cantina da Nonna – Praça da Matriz

11h – Apresentação com o Grupo Folclórico italo-Brasileiro de SC/ Apresentações culturais, musicais e artisticas locais

14h – Show com Waldir Amaral18h – Encerramento: Tradicional Panelaço
Fotos: Divulgação
Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*