Comandante do 4º Batalhão elogia iniciativa dos conselhos comunitários do Guará e pede parceria

Em reunião com a comunidade local, a convite do Conselho Comunitário e Conselho de Segurança do Guará, tenente-coronel Aragão afirmou que trabalho da PM na cidade precisa ser feito em conjunto com as entidades representativas, mas já vê avanços

Passados um ano e quatro meses da pandemia coronavírus, a cidade dá mostra de que a vida começa a voltar a um possível normal. Assim, algumas reuniões entre membros da comunidade começam a ser realizadas. E uma delas, talvez a de maior expressão nos últimos dias, o Conselho Comunitário e o Conselho de Segurança do Guará convidaram, por meio de seus representantes, o tenente-coronel Aragão, comandante do 4º Batalhão para um encontro com lideranças na QE 38, no Guará II.  O evento ocorreu na noite da última terça-feira, 3 e contou com a presença de aproximadamente 20 pessoas, maioria, lideranças locais.

Reunião ocorreu na sede do Conselho Comunitário do Guará, na QE 38 na noite de terça-feira, 3

“A intenção desse encontro é estreitar os laços entre as entidades representativas da cidade, especialmente o Conselho de Segurança do Guará e o Conselho Comunitário, porque é preciso sempre levar à polícia, as demandas para facilitar a atuação das forças de segurança, e aqui, estamos para colaborar”, citou Marcelo Cassiano, presidente do Conseg-Guará. Ele ainda sugeriu novas reuniões nos meses de setembro e outubro.

Carlos Gomes, que representa o Conselho Comunitário do Guará, comentou a importância de manter as quadras residenciais bem iluminadas para facilitar o trabalho da PM e afastar a criminalidade na cidade. “É um serviço conjunto, tanto a Administração do Guará quanto as forças de segurança precisam fazer sua parte, e o trabalho em parceria, flui mais, com esse apoio dos conselhos locais” disse.

Marcelo Cassiano, presidente do Conseg-Guará explicou que a reunião é a primeira de uma ação que vem pela frente: parceria com a Polícia Militar.

Após ouvir demandas, Aragão fez várias colocações importantes, visando melhoria na segurança nas ruas do Guará e lembrou da sua passagem pelo 25º Batalhão, onde obteve, com sua equipe, um resultado interessantes, levando as cidades do Núcleo Bandeirante, Park Way e Candangolândia a um índice muito baixo de criminalidade. “O nosso segredo lá foi a parceria com os três conselhos de segurança comunitária, sem eles, não teríamos o mesmo êxito, e podemos repetir isso aqui no Guará”, afirmou.

Carlos Gomes, do Conselho Comunitário do Guará: iniciativa de aproximar comunidade com a PM

O militar informou que desde sua posse no 4º Batalhão, há três meses, já realizou diversas ações e mudanças de estratégia que surtiram efeito, como a prioridade para rondas com viaturas, a colocação dessas viaturas em pontos estratégicos, entre outros. E adiantou que irá realizar operações especiais em algumas áreas da cidade, como na QE 40. Mas não divulgou detalhes para não atrapalhar os trabalhos. Citou ainda a inteligência da PM e a informatização do sistema, que agora é capaz de monitorar suspeitos sem gastar tempo, combustível e dinheiro de forma desnecessária. “O trajeto de um carro suspeito, por exemplo, conseguimos acompanhar de dentro do Batalhão, sendo preciso apenas estudar o momento certo da abordagem”, exemplificou. Ele ainda divulgou o número (61) 99970-9166 para que a comunidade possa relatar pedidos de emergência à polícia. O número atende apenas ligações, e não responde mensagens por questões estratégicas.

João Paixão elogiou ação da polícia no Parque Denner: menos consumo de drogas no local

As operações da PM nas últimas semanas foram reconhecidas por alguns presentes. “Moro ali perto do Parque Denner, e lá está bem melhor que antes, o consumo de drogas lá no passado era assustador, mas agora está mais tranquilos”, relatou.

Entre algumas lideranças que participaram da reunião, estiveram: João Paixão (Bernardo Sayão), Joel Rodrigues (comunicador), Vanda Gomes (prefeita QE 44), Marco Aurélio (ala jovem), Marcelo Cassiano (presidente Conselho de Segurança do Guará), Carlos Gomes (presidente do Conselho Comunitário do Guará), dentre outros.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*