No retorno às sessões ordinárias após recesso, Legislativo de Valparaíso lança Câmara Virtual

Evento ocorreu durante o primeiro dia de trabalho oficial dos parlamentares em sessão na manhã desta quarta-feira, 4

Por Amarildo Castro, com assessoria/CMVG – No retorno às atividades parlamentares, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 4, a Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás apresentou um novo projeto à comunidade, a Câmara Virtual, e agora é a pioneira no Estado de Goiás a implantar todos os seus serviços e processos na internet. Agora, o cidadão, os servidores e vereadores, por meio do aplicativo Câmara Virtual terão acesso rápido e fácil aos trabalhos do Poder Legislativo Municipal. 

Plácido Cunha, presidente do Legislativo em Valparaíso: “Nossa intenção é melhorar os serviços da Casa”

Para o lançamento dos trabalhos, além dos 13 vereadores da Casa, estiveram presentes ainda representantes da empresa Prefeitura Virtual, que responsável pelo serviço na Câmara de Valparaíso, o corpo jurídico do Legislativo local, além de convidados e moradores, na plateia.

Antes do lançamento, a assessoria da Câmara já havia anunciado que o companhamento das apresentações de Projetos de Lei, votações em tempo real e atuação de cada parlamentar estarão todos disponíveis no novo serviço.

Além dos benefícios à comunidade, divulgou a Câmara, uma plataforma ajudará os vereadores a cadastrarem o cidadão e as demandas que chegam ao gabinete. Assim, eles podem acompanhar as solicitações e atendimentos realizados por nome, bairro e tipo de atendimento, com maior controle, segurança e em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com base no Regimento Interno da Casa e Lei Orgânica do município.

Durante as sessões o parlamentar registrará sua presença. A ferramenta também disponibiliza registro das votações nominais, gravação e armazenamento das sessões. 

Vereador Alceu tachou iniciativa como um exemplo para todo o Brasil

O presidente da Casa, vereador Plácido Cunha, também citou a facilidade no processo de protocolo dos Projetos de Lei e indicações realizadas por cada vereador, (os documentos serão assinados eletronicamente), além da redução do custo com papel.

Durante o lançamento, vários parlamentares se manifestaram, elogiando a iniciativa. “Por aqui, todos que passam deixam alguma contribuição, e no caso do Câmara Virtual, estamos dando um exemplo não só para a cidade, mas para todo o Brasil, porque traz a modernidade para dentro da Câmara, auxiliando especialmente os usuários, os moradores da nossa cidade”, disse Alceu Gomes (PL).

Representando o prefeito Pábio Mossoró, o secretário de Governo, Dr. Roberto Martins disse que a iniciativa da Câmara de Valparaíso na instalação do novo projeto vem em boa hora e serve como modelo para toda a região. “Sem dúvida, é um avanço para o Legislativo e para toda a comunidade local”.

Com ausência do prefeito Pábio Mossoró no evento por motivos de agenda, o secretário de Governo Dr. Roberto Martins representou o Executivo no evento de abertura dos trabalhos na Câmara

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*