CONSCIÊNCIA NEGRA: Com requerimento de Alceu, vereadores de Valparaíso homenageiam personalidades

A Câmara de Valparaíso de Goiás, por meio de requerimento do vereador Alceu Gomes, realizou na noite desta quarta-feira, 24 de novembro, Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado todo o dia 20 de novembro, momento que reforçou o legado e a força da população negra do município de Valparaíso  de Goiás e prestigiou personalidades que se destacam na luta por igualdade racial. 

Segundo o vereador Alceu Gomes, presidente da Sessão Especial, o 20 de novembro é um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais, valorizando a cultura afro-brasileira, dado a importância dos negros durante a história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos. 

Dalila de Légua, uma das homenageadas da noite e presidente do Fórum Permanente Afro Religioso de Valparaíso e Região e representante do Grupo Eira de Légua.  “Consciência negra é um ato, é um momento, é um mês, mas só quem realmente sabe o significado dessa palavra são aqueles que têm a pele escura, o cabelo enrolado. Esta data não é apenas a comemoração, mas é uma consciência diária porque o racismo e intolerância estão ai, diariamente. É maravilhoso termos um dia para conscientizar e relembrar que o racismo é crime e sempre será crime”, completou.

Participaram do evento o prefeito Pábio Mossoró, a vice-prefeita Zeli Fritsche, a secretária de Educação Rudilene Nobre, a presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial Mariangela, o professor Carlinho vereador de Luziânia, autoridades municipais e da região do entorno.

Confira os nomes dos homenageados:

Homenageados do vereador Alceu Gomes

Almeron Rodrigues do Nascimento

Danúbia Venânicio Santos de Bastos

Luanda Gabriela de Paula Oliveira Cavalcanti

Homenageados do vereador Flávio Lopes

Guilherme de Araújo Lourenço

Neemias Nepomuceno Leal

Odécio Rodrigues da Silva

Homenageados do vereador Jorge Recife

Carlos Henrique Costa Alburquerque

Flávio Quirino de Souza

Israel Quirino do Nascimento

Homenageados do vereador Maria do Monte

Gisele Cristina Antunes Aruaste

Dalila de Légua

Jonas Dias Santana

Homenageados do vereador Paulo Brito

Paulo César Pereira

Cláudia Léa Martins dos Santos

Francisco de Sousa Nascimento

Homenageados do vereador Portela

José Luis de Paula Sousa

Ildeth Pinheiro P. Portela

José Augusto Viana Alves

Homenageada do vereador Tião da Padaria

Maria Pereira de Alencar

Homenageados do vereador Zequinha

José Francisco Rodrigues dos Santos

Irismar Ribeiro da Silva

Francisco Lima do Nascimento

História

Em 1971, um grupo de jovens negros se reuniu no centro de Porto Alegre para pesquisar a luta dos seus antepassados e questionar a legitimidade do 13 de maio, data da assinatura da Lei Áurea, como referência de celebração do povo negro. No lugar, sugeriam o 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, para destacar o protagonismo da luta dos ex-escravizados por liberdade e gerar reflexão para as questões raciais.

A semente plantada ali é um dos marcos da constituição dos movimentos negros e está na raiz do Dia da Consciência Negra.

A semente cresceu, fincou raízes e deu frutos. Começaram a surgir manifestações em todo o país dando apoio à iniciativa e atos relembrando figuras negras históricas e até então esquecidas pelos livros de história e pela sociedade em geral. Os atos passaram a ser replicados todo mês de novembro em várias cidades.

A proposta defendida pelo Grupo Palmares ganhou fôlego em 1978 quando foi assumida pelo Movimento Negro Unificado (MNU). A partir dali, 20 de novembro foi cravado como um marco da luta e resistência ao racismo. O apoio do MNU colocou de vez na agenda política nacional a necessidade de criação de políticas públicas de igualdade e equidade racial, até então ausentes no 13 de maio de 1888.

Assessoria de Comunicação da Câmara de Valparaíso de Goiás

Texto: Juliana Gentila

Fotos: Cleben Lopes

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*