CRAS de Valparaíso vira sede para curso de fabricação de pizzas, com apoio da prefeitura da cidade

Moradores atendidos pela assistência social participaram da aula

Na noite da última quinta-feira (22), o Centro de Referência de Assistência Social de Valparaíso (CRAS), na Pracinha da Cultura da Etapa C, antigo CEU das Artes, recebeu a abertura do curso de fabricação de pizzas e mini pizzas. O evento gratuito foi destinado a pessoas atendidas pela assistência social e contou também com palestras sobre empreendedorismo.

Ansiosos para literalmente botar a mão na massa e munidos de rolos e cadernos para anotar cada detalhe das receitas, cerca de 15 alunos e alunas assistiam atentamente as palestras e as instruções dadas pelo chef da noite, o coordenador de eventos do SEST/Senat, Ricardo Alves Moreira que os ensinou diversas técnicas da fabricação de deliciosas pizzas.

A moradora de Valparaíso Cardiane Viana era uma das alunas presentes e estava animada com a ideia de montar o próprio negócio com a venda das massas. “É uma oportunidade para quem não está trabalhando”, afirma. “Por isso mesmo eu vim, para fazer esse curso e tentar tirar minha renda extra”.

Além do momento culinário, os alunos também assistiram a palestras sobre empreendedorismo

E a ideia do curso é exatamente essa, ajudar as famílias atendidas pela assistência social a gerar renda própria.  O diretor de políticas públicas e afirmativas da Secretaria de Ação Social, Marcio Melo, é um dos organizadores do evento e explicou a iniciativa. “Nós conversamos com o secretário de assistência social Zé Antônio e o nosso prefeito Pábio Mossoró sobre as demandas dos CRAS”, diz. “Vimos que havia muito trabalho na questão das cestas básicas e aí planejamos uma ação de capacitação que dê renda ao usuário do sistema”.

Devido à facilidade da fabricação e muita saída no comércio, foram escolhidas as pizzas para essa primeira aula. Mas, segundo Marcio Melo, as aulas não param por aí e futuramente serão ofertados mais cursos semelhantes nos CRAS.

O chef Ricardo Alves mostrou habilidade e experiência durante a aula

Estiveram presentes também o secretário do governo Roberto Martins, o secretário de assistência social Zé Antônio e o empresário Carlos Alberto Rodrigues Tabanez. Ambos os secretários também falaram sobre a necessidade de trazer mais cursos de capacitação para a comunidade, contando inclusive com a chegada de uma unidade do Senai em Valparaíso que afirmaram estar em fase de assinatura de contratos. “Pode ser que daqui saiam muitos novos empreendedores”, declarou Roberto Martins.

Da esquerda para a direita: o secretário de governo Roberto Martins, o secretário de assistência social Zé Antônio, e o empresário Carlos Alberto Rodrigues Tabanez

O secretario Zé Antônio lembrou das famílias afetadas pela pandemia do Covid 19 e que o momento é de aprendizado e valorização da vida. Ao falar dos cursos a serem ofertados, afirmou que o caráter dessas ações não é o de assistencialismo. “Temos que desmitificar a noção de que a área social só serve para dar coisas às pessoas”, enfatizou. “Estamos oferecendo meios para o cidadão se sustentar com as próprias pernas”.

Após uma palestra sobre criatividade no empreendedorismo e a importância da certificação profissional, Carlos Alberto Tabanez distribuiu cupons gratuitos que davam acesso a cursos de capacitação online pelo site www.cursosmaniaweb.com.br. O chef Ricardo Alves também lembrou os presentes de que no portal do SEST/Senat também estão disponíveis cursos gratuitos.

Euri Lobato, uma das alunas, observava atenta enquanto o chef manipulava as massas de pizza. “Estou achando muito bom, sempre quis fazer isso aqui e agora estou tendo a oportunidade”, diz entusiasmada. “Se eu pudesse participaria de todos os cursos que falaram aqui”.

Texto e fotos: Junio Silva

GALERIA DE FOTOS

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*