Moradores atendidos pela assistência social participaram da aula
Na noite da última quinta-feira (22), o Centro de Referência de Assistência Social de Valparaíso (CRAS), na Pracinha da Cultura da Etapa C, antigo CEU das Artes, recebeu a abertura do curso de fabricação de pizzas e mini pizzas. O evento gratuito foi destinado a pessoas atendidas pela assistência social e contou também com palestras sobre empreendedorismo.
Ansiosos para literalmente botar a mão na massa e munidos de rolos e cadernos para anotar cada detalhe das receitas, cerca de 15 alunos e alunas assistiam atentamente as palestras e as instruções dadas pelo chef da noite, o coordenador de eventos do SEST/Senat, Ricardo Alves Moreira que os ensinou diversas técnicas da fabricação de deliciosas pizzas.
A moradora de Valparaíso Cardiane Viana era uma das alunas presentes e estava animada com a ideia de montar o próprio negócio com a venda das massas. “É uma oportunidade para quem não está trabalhando”, afirma. “Por isso mesmo eu vim, para fazer esse curso e tentar tirar minha renda extra”.
E a ideia do curso é exatamente essa, ajudar as famílias atendidas pela assistência social a gerar renda própria. O diretor de políticas públicas e afirmativas da Secretaria de Ação Social, Marcio Melo, é um dos organizadores do evento e explicou a iniciativa. “Nós conversamos com o secretário de assistência social Zé Antônio e o nosso prefeito Pábio Mossoró sobre as demandas dos CRAS”, diz. “Vimos que havia muito trabalho na questão das cestas básicas e aí planejamos uma ação de capacitação que dê renda ao usuário do sistema”.
Devido à facilidade da fabricação e muita saída no comércio, foram escolhidas as pizzas para essa primeira aula. Mas, segundo Marcio Melo, as aulas não param por aí e futuramente serão ofertados mais cursos semelhantes nos CRAS.
Estiveram presentes também o secretário do governo Roberto Martins, o secretário de assistência social Zé Antônio e o empresário Carlos Alberto Rodrigues Tabanez. Ambos os secretários também falaram sobre a necessidade de trazer mais cursos de capacitação para a comunidade, contando inclusive com a chegada de uma unidade do Senai em Valparaíso que afirmaram estar em fase de assinatura de contratos. “Pode ser que daqui saiam muitos novos empreendedores”, declarou Roberto Martins.
O secretario Zé Antônio lembrou das famílias afetadas pela pandemia do Covid 19 e que o momento é de aprendizado e valorização da vida. Ao falar dos cursos a serem ofertados, afirmou que o caráter dessas ações não é o de assistencialismo. “Temos que desmitificar a noção de que a área social só serve para dar coisas às pessoas”, enfatizou. “Estamos oferecendo meios para o cidadão se sustentar com as próprias pernas”.
Após uma palestra sobre criatividade no empreendedorismo e a importância da certificação profissional, Carlos Alberto Tabanez distribuiu cupons gratuitos que davam acesso a cursos de capacitação online pelo site www.cursosmaniaweb.com.br. O chef Ricardo Alves também lembrou os presentes de que no portal do SEST/Senat também estão disponíveis cursos gratuitos.
Euri Lobato, uma das alunas, observava atenta enquanto o chef manipulava as massas de pizza. “Estou achando muito bom, sempre quis fazer isso aqui e agora estou tendo a oportunidade”, diz entusiasmada. “Se eu pudesse participaria de todos os cursos que falaram aqui”.
Texto e fotos: Junio Silva
GALERIA DE FOTOS
Deixe uma resposta