Descoberto atinge capacidade máxima pela terceira vez seguida

Caesb diz que o DF está em segurança hídrica, mas lembra que a população tem papel essencial na economia da água

Horas depois do reservatório de Santa Maria começar a verter, o do Descoberto também encheu por completo e, por volta das 6h desta segunda-feira (15), começou a verter. A informação é do site oficial do Governo do DF, a Agência Brasília, em texto de Mônica Pedroso. Segundo a reportagem, O reservatório do Descoberto é responsável por abastecer aproximadamente 60% da população do Distrito Federal. A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) ressalta que os eventos permitem segurança hídrica, mas a população tem papel essencial na economia da água.

Esta é a terceira vez que o reservatório atinge a capacidade máxima. Nos anos de 2019 e 2020 a reportagem do Blog do Amarildo esteve no local para acompanhar o feito depois da terrível seca de 2017, quando todo o DF teve que fazer racionamento de água.

Voltando ao texto de Mônica Pedroso, a Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070 e foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 17 km² de área de espelho d’água. Ela tem capacidade de armazenar um volume total de 103 milhões de m³. O Lago Descoberto faz parte do sistema integrado de abastecimento, operado pela Caesb, e abastece Ceilândia, Taguatinga, Sudoeste, Samambaia, Riacho Fundo, Guará, Águas Claras e Recanto das Emas. Já o de Santa Maria abastece Plano Piloto, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, lagos Sul e Norte, Sudoeste e Guará.

Foto de Amarildo Castro (arquivo 2020)

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*