EcoRodovias promove mais de 40 ações educativas durante a Semana Nacional de Trânsito

Programação inclui o primeiro simulador de impacto com realidade virtual do país para alertar sobre a importância do uso de cinto de segurança
Durante a Semana Nacional de Trânsito, que começou no sábado (18/9), os usuários das rodovias da EcoRodovias encontrarão uma série de eventos em diversas cidades dos oito estados onde as empresas do grupo atuam. As ações para atrair o público e falar sobre segurança viária vão desde a distribuição de adesivos refletivos para bicicletas, oferta de café da manhã em passarelas para pedestres até treinamentos de direção defensiva para motociclistas. O destaque fica por conta do primeiro “Simulador de Impacto com Realidade Virtual” do país, equipamento que combina a sensação física de uma colisão frontal com recursos audiovisuais por meio de óculos com vídeo imersivo. 

“Há alguns anos, as concessionárias da EcoRodovias já vinham trabalhando a conscientização dos motoristas com simuladores de impacto. Mas sentimos a necessidade de inovar para tornar essa experiência ainda mais real e, principalmente, atrair mais público para falarmos de temas sérios como uso do cinto de segurança, velocidade e ultrapassagem perigosa, por exemplo”, explica o coordenador de tráfego da Eco135, Douglas Verza Alves. Durante a Semana Nacional de Trânsito, o equipamento com realidade virtual (RV) passa por Belo Horizonte e Curvelo, também em Minas Gerais. O Simulador de Impacto com Realidade Virtual foi desenvolvido pela Eco135 através da verba de segurança vinda da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra). No Sul do país, usuários poderão conhecer também os simuladores mecânicos de impacto e capotamento (sem o uso de óculos), que estarão em atividade nos municípios de Pelotas (RS), pela Ecosul, e Turuçu (PR), pela Ecovia. 

A agenda das concessionárias da EcoRodovias está intensa com programação educativa voltada aos mais diversos perfis de usuários das rodovias, inclusive com ações voltadas à saúde, como é o caso da Ecovia que fará exames de vista em ciclistas para alertar sobre os riscos de pedalar com a visão comprometida. Haverá, ainda, testes de glicemia e aferição de pressão em caminhoneiros. “Estar com a saúde em dia é fundamental para realizar viagens mais longas, principalmente entre os motoristas profissionais. Algumas condições podem comprometer a segurança das viagens ou mesmo levar a um mal súbito enquanto dirige, por isso, buscamos promover esse tipo de exames básicos para os caminhoneiros, categoria que tem pouco tempo para dar atenção à proporia saúde”, comenta Douglas. 

Os cuidados em viagens estendem-se também aos animais domésticos quando incluídos nos passeios da família. Pensando nisso, a Ecopistas vai orientar os motoristas sobre como transportar os pets no carro de forma adequada para evitar uma lesão em caso de freada mais brusca ou acidente. Ao todo serão mais de 40 ações que devem impactar cerca de 10 mil usuários da malha da EcoRodovias durante a Semana Nacional de Trânsito que se estende do dia 18 ao dia 25 de setembro. A programação estará disponível no site www.ecorodovias.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*