Entrevista/Placido Cunha: “A união é o melhor caminho para Valparaíso em 2024”

  • Vereador experiente de dois mandatos, além de ter ficado à frente do Legislativo de Valparaíso de Goiás por duas gestões, parlamentar fala sobre sua pré-candidatura a prefeito e deixa claro que prega a união entre lideranças para as próximas eleições ao Executivo na cidade

AMARILDO CASTRO

Depois de duas décadas como militante político em Valparaíso de Goiás, dois mandatos de vereador, além de cargos importantes como secretário de Governo (primeira gestão Pábio Mossoró) entre outras ocupações de destaque, o vereador Placido Cunha (Avante), que chegou à cidade em 1985, vindo de Parnaíba-PI, e que nos últimos anos ganhou maior notoriedade na cidade, em especial por ter exercido cargo de presidente da Câmara Municipal de Vereadores por duas gestões, o parlamentar foi um dos primeiros a colocar seu nome à disposição para a disputa do cargo de prefeito em 2024.

No entanto, Placido adianta que não é pré-candidato de si próprio, e que para as próximas eleições, prega a união entre lideranças para a cidade. Abaixo, veja a entrevista ao Blog do Amarildo

O senhor vem pregando já de forma praticamente pública, que é a favor da união entre lideranças na cidade para as próximas eleições, como seria isso?

Não é exatamente só a questão política, mas é algo pelo bem da cidade no geral. Nós hoje temos o privilégio de ter uma deputada estadual (Dra Zeli) e uma deputada federal (Lêda Borges), além de outros políticos que sempre colaboram com a cidade, como o deputado Wilde Cambão, o Dr. Célio Silveira e outras lideranças políticas mais. Essa união a qual digo, é uma junção de forças pelo bem da cidade.

Poderia explicar melhor essa ‘união’ pela cidade?

Valparaíso hoje já é dividida fisicamente por uma rodovia e uma ferrovia, e isso por si só já traz um impacto para a cidade. Se os políticos locais continuarem ‘divididos’, não vai trazer os resultados que a comunidade espera. É preciso unir a força de uma deputada federal, com uma deputada estadual e um prefeito eleito em prol da cidade.

Para Placido Cunha, há um racha entre os dois principais grupos políticos da cidade, mas na sua opinião, a ‘junção’ de lideranças seria benéfica para a cidade

O senhor acha que isso realmente seria possível, já que há um ‘racha’ entre dois grupos?

Há uma certa vaidade pessoal dos dois lados, mas é possível sim, quebrar isso, a própria situação da cidade hoje requer essa união, eu acredito sim, que isso é possível.

Por que o senhor acha que essa suposta união pode fazer bem à cidade?

É exatamente para potencializar a força política de uma deputada estadual e de uma deputada federal com o prefeito para que traga os benefícios necessários para desenvolver a cidade.

Na visão do vereador e pré-candidato a prefeito, a questão das águas pluviais é o principal desafio para a atual gestão e a futura também

Como político, o que o senhor defende para a questão da BR 040, hoje um grande desafio na cidade?

Temos um projeto antigo da arquiteta Thaís Constantino, que foi inclusive tese de um trabalho acadêmico, que trata-se de uma espécie de ‘trincheira’, a BR 040, a pista, na parte que passa dentro da área principal de Valparaíso, seria redesenhada em forma de um túnel, e livraria a parte de cima para o livre trânsito de veículos da cidade e pessoas.

A prefeitura afirmou recentemente, que por causa do tipo de solo, não daria para fazer…

Dá sim, é só aprofundar mais os estudos e investir um pouco mais. Não seria barato, mas dá para fazer. A questão das águas pluviais, por exemplo, é preciso resolver com ou sem projeto de ‘trincheira’ ou viaduto. Essa ‘trincheira’ é algo muito mais moderno, a cidade merece isso.

Na opinião do senhor, qual o maior desafio da cidade no momento?

Sem dúvida, essa questão das águas pluviais não dá para esperar mais. Não podemos esperar sequer mais um período chuvoso, a cada período desses, a população realmente sofre bastante.

O senhor consegue eleger outra demanda pontual na cidade?

Sim, o transporte tanto para Brasília, quanto o interno é bastante precário. O interno é pior, precisa de uma atenção ainda mais urgente.

Como pré-candidato, acha que poderia conseguir representar uma suposta escolha da ‘união’ de grupos para ser um candidato com potencial para ser eleito?

Hoje a cidade tem muitos pré-candidatos, mas maioria não será candidato. Eu sim, estou pronto para ser candidato, e acredito que serei, estou confiante nisso e trabalho para isso.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*