GDF anuncia programa para capacitar flanelinhas em todas as RAs

Em seu site oficial, a Agência Brasília, governo local informa que cursos da Secretaria de Trabalho fazem parte do cadastramento de guardadores e lavadores de carro.

Da Redação do Blog do Amarildo, com Agência Brasília –

Depois de política meio confusa para o cadastramento dos flanelinhas que atuam na cidades do Distrito Federal, incluindo a capital Brasília, o Governo do Distrito Federal (GDF) acaba de anunciar um novo programa para capacitar os guardadores e lavadores de carros, os flanelinhas.

O governo informa que que tiver interesse em continuar o processo de cadastramento deve entregar a documentação à Secretaria de Trabalho (Setrab) até o  dia 8 de janeiro de 2021. Até agora, antes mesmo do anúncio do cadastro para capacitação,  870 profissionais já haviam feito o recadastramento junto à Setrab.

Estacionamento da Feira do Guará: por lá, maioria dos flanelinhas continuam sem cadastro, mas ação do governo trás ‘bons ventos’

O GDF antecipou que a Setrab vai oferecer diversos cursos para esses profissionais. Queremos oferecer dignidade a essas pessoas, que tiram dessa atividade seu sustento, além de dar segurança aos usuários que deixam os seus carros aos cuidados deles”, destaca o secretário de Trabalho Thales Mendes Ferreira, em reportagem no site oficial do governo, assinada por Ana Luiza Vinhote e Freddy Charlson, jornalistas que trabalham diretamente para a Comunicação do GDF.

Na mesma reportagem, Ferreira explica que, com o cadastrado, foi possível fazer um perfil socioeconômico desses profissionais. Segundo o mapeamento, 83% dos cadastrados exercem a atividade por questões financeiras, 63% querem qualificação profissional, 58% desejam voltar a estudar e 55% têm ensino fundamental incompleto. “Com essa pesquisa será possível desenhar programas sociais, de acordo com o perfil dessas pessoas”, lembra o titular da pasta.

A Secretaria do Trabalho informa aos interessados que devem apresentar cópia da identidade e do CPF e também atestado de bons antecedentes, certidões negativas da Justiça Federal Criminal e Justiça Distrital Criminal, além de estar em dia com obrigações eleitorais para que possam concluir o cadastro e pleitear os cursos.

Cursos

Entre os cursos oferecidos pela Setrab estão: atendimento ao público, novas tecnologias de lavagem ecológica ou biolavagem, pagamento e transferências financeiras digitais e boas práticas no uso dos recursos hídricos. A Secretaria de Trabalho também poderá ofertar outras áreas de interesse desse público, informa texto publicado na Agência Brasília.

Fotos: Amarildo Castro

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*