Shows de cultura popular com coral de cegos e com da cantora Dani Ribeiro, além de apresentações de capoeira, jongo, samba de roda e chula, são as atrações do evento.
O projeto Brasilidade leva à Casa de Cultura do Guará, neste domingo (12), uma série de atividades gratuitas. Proposta pela cantora brasiliense Dani Ribeiro, a iniciativa promete celebrar o Dia dos Namorados com resgate dos valores e raízes culturais, das 14h às 18h.
O projeto Brasilidade é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, e conta com o apoio da Agenda Cultural Brasília. As atividades da tenda cultural itinerante já passaram por Águas Claras e Vicente Pires, na programação de aniversário das regiões administrativas, e por Taguatinga.
Ao longo da programação o público pode conferir a capoeira regional do projeto Fio da Navalha, que atende gratuitamente crianças e adultos, apresentação do Jongo do Cerrado, ritmo que tem suas origens na região africana do Congo-Angola. Na sequência, a festa é de samba com apresentações das variações do recôncavo baiano, com Cid Aroeira, e do samba chula, com o Samba do Formigueiro. As atividades serão seguidas por rodas de conversas. O evento é encerrado com apresentação do Coral Harmorial, composto por deficientes visuais, e pelo show da cantora Dani Ribeiro.
Cega de nascença, Dani já é um talento já reconhecido no meio do cenário do samba brasiliense. Ela se especializou em explorar as múltiplas expressões e linguagens das tradições populares, musicalizando pontos, cantos, ladainhas e outras vertentes das matrizes africanas. Aprendeu violino e canto popular na escola de música de Brasília, onde também desenvolveu a técnica de musicografia braille.
“Esse é um movimento cultural idealizado para promover atividades que possam remeter ao público um contato com suas raízes culturais. Assim, criamos oportunidades para artistas e grupos tradicionais do DF, ao mesmo tempo que promovemos esse resgate cultural”, explica Dani Ribeiro.
Serviço:
Brasilidades
Quanto: atividades gratuitas
Quando: 12/06. Domingo, das 14h às 18h.
Onde: Casa de Cultura do Guará
Entrada franca
Texto e fotos: colaboração de Bárbara de Alencar
Deixe uma resposta