Guará terá fórum de cultura, e inscrições já estão abertas

Iniciativa é do Conselho de Cultura do Guará. Primeiro encontro está agendado para dia 24 de agosto, às 19h

Para quem gosta de discutir cultura no Guará, apresentar demandas, ou simplesmente fazer cobranças, eis uma boa novidade: a cidade vai ganhar seu fórum de cultura, sob a ‘tutela’ do Conselho de Cultura do Guará. Os organizadores anunciam que arte e a cultura e a arte serão assuntos de destaques já na próxima semana na cidade, quando acontecerá o primeiro encontro.

Esse encontro inicial está agendado para 24 de agosto, às 19. O ciclo de encontro, que terá ainda palestras, pretende mobilizar a comunidade cultural e artística em torno da discussão de importantes temas para a afirmação e promoção dos direitos à cultura no Guará, debater oportunidades e soluções aos profissionais da cultura e a proposição ativa e colaborativa na construção de políticas culturais da cidade. Ao todo, serão realizados três encontros, por meio de ambientes virtuais em plataforma ainda a ser definida, com transmissão ao vivo e aberta a todos pelo canal do CRC Guará no YouTube. A programação completa estará em breve nas redes sociais e canais oficiais do Conselho de Cultura do Guará, assim como no Blog do Amarildo e canal no Instagram do Jornal GuaráHOJECidades, que vai divulgar os encontros em forma de parceria.

O tema do primeiro encontro será Qual é a Cultura do Guará? que visa apresentar a cena cultural do Guará, momentos históricos, suas principais manifestações culturais e a nova cena cultural da cidade, além da oportunidade de identificar ações possíveis de serem empreendidas.

No dia 25 de agosto, quarta-feira, será a vez de discutir os espaços culturais e a Economia Criativa, abordando tópicos como empreendedorismo cultural, observatório da cultura e uma agenda cultural integrada na cidade. 

No dia 26/08, quinta-feira, será o último dia do Fórum com o debate sobre os Profissionais da Cultura do Guará: Qualificação, Geração de Oportunidade de Trabalho, Renda e Infraestrutura.  Será o momento para apresentação da Lei Orgânica da Cultura do DF (LOCDF), uma reflexão sobre o cotidiano de quem depende da arte, ausência do apoio nas instâncias público e privado, dentre outros.

Quem não puder comparecer aos encontros, mas quiser dar a sua contribuição, pode enviar suas opiniões ou sugestões por escrito, por meio do e-mail de um e-mail ainda a ser definido, mas caso queiram adiantar, pode enviar para o próprio GuaráHOJECidades (guarahoje@hotmail.com). É recomendado que as propostas de ações relativas ao tema de cada encontro sejam enviadas com antecedência à realização de cada evento, para que sejam apresentadas no fórum.

As sugestões levantadas no fórum, juntamente com os resultados da pesquisa de diagnóstico em andamento, disponível, serão utilizadas para o aperfeiçoamento da Política Cultural do Guará, enriquecida pela participação democrática dos membros da comunidade e pautada na descentralização da gestão da política cultural, no respeito e valorização da diversidade e na inserção plena da cultura no projeto do bem viver do Guará.

Programação:

24/08 – Qual é a Cultura do Guará

25/08 – Espaços Culturais e Economia Criativa.

26/08 – Profissionais da Cultura do Guará: Qualificação, Geração de Oportunidade de trabalho, renda e infraestrutura.

Horário: 19 horas

Transmissão ao vivo: (a ser divulgada)

Inscrição para participação dos debates: (breve anunciaremos)

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*