O futuro da reciclagem em pauta no Sinduscon

Reunião técnica convocada pela Deputada Júlia Lucy (NOVO), Presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Legislativa, discutiu com representantes de empresas e sociedade a taxação em 9,25% em impostos do material reciclado à indústria


O Supremo Tribunal Federal tomou a decisão de não mais isentar as empresas recicladoras de lixo do PIS/Cofins, o que vai impactar de forma negativa toda a cadeia de reciclagem, especialmente quem trabalha fazendo coleta, pois as empresas serão taxadas em 9,25% quando venderem o material reciclado à indústria.

Para debater os impactos dessa decisão do STF na comercialização de materiais recicláveis, a Presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Legislativa, convocou representantes da pauta ambiental, das empresas de reciclagem de lixo e a sociedade a participar da reunião realizada no dia 1º de julho na sede do Sinduscon.


Para a parlamentar Júlia Lucy, autora da reunião, caso não sejam tomadas medidas para proteger os trabalhadores contra essa decisão, os impactos para o meio ambiente e para o setor serão gravíssimos: “Precisamos cuidar do meio ambiente e especialmente dos profissionais que desempenham esse trabalho tão importante de reciclagem do lixo e de preservação ambiental. A taxação do Pis/Cofins terá impacto em toda a cadeia produtiva e também na coleta seletiva”, argumenta a Deputada. 


Na ocasião, foram apresentados estudos sobre o impacto da taxação nos insumos recicláveis e possíveis soluções para o problema. Participaram da reunião o Presidente da Central Única dos Catadores, representantes do Sinduscon, da Green Ambiental e da sociedade em geral.

Colaboração: Ascom/deputada Júlia Lucy

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*