Demanda já é antiga e atinge várias quadras na cidade. Até agora não há previsão de reposição rápida
POR AMARILDO CASTRO
O Guará, uma das cidades de melhor poder aquisitivo no Distrito Federal tem demandas ‘primárias’, como a necessidade da troca das placas de endereçamento, hoje, quase todas em estado precário de conservação. O problema é antigo e atinge maioria das quadras da cidade, tanto no Guará I, como no Guará II, passando também pelo SOF Sul.
Nos últimos dias, a reportagem do Jornal Cidades HOJE percorreu várias quadras da cidade, e em quase todas elas, esse tipo de equipamento está completamente deteriorado, com supores enferrujados e as placas apagadas. Assim estão, QI/QE 04, QI 06, QI 10, QE 34, QE 36, entre outros endereços do Guará. Há poucas exceções, como a QE 26, onde por meio de uma parceria com o Departamento de Trânsito e Rodagem do Distrito Federal (DER), a substituição foi feia em 2020. Mas a melhoria não se estendeu para demais quadras, e assim, o problema continua.
Prefeito da QI/QE 02, Francisco Xavier, o Pequito, disse que na região onde sua prefeitura atua as placas de endereçamento são da época em que Alírio Neto era administrador, no final dos anos 90, e desde então, nada mais foi feito. “Já fizemos alguns pedidos informais, mas vamos esta semana encaminhar à Administração do Guará um requerimento para a substituição dessas placas”, disse o prefeito.
Na QE 19, além das residências, o comércio também sobre com o mesmo problema. Comerciante na quadra há mais de 40 anos, Evaldo Vasconcelos Parente diz que as placas de endereços apagadas na sua região atrapalham o comércio porque tem muita gente que busca esse equipamento na hora de localizar o endereço. “Se encontram alguma dificuldade acabam desistindo e vão embora antes de achar o endereço” relata. Ele acredita que para recuperar as placas, uma Parceria Público Privada (PPP) poderia ser feita com empresas da cidade.
Questionada sobre a situação da placas de endereço da cidade, a Administração do Guará, por meio de sua assessoria informou há um planejamento para a troca dessas placas na cidade mas que nem todas as quadras ainda foram contempladas. No entanto, outras sim, como a QE 26 do Guará II, onde o endereçamento novo contou com a poio do DER-DF.
Deixe uma resposta