Placas de endereços no Guará estão em estado precário

Demanda já é antiga e atinge várias quadras na cidade. Até agora não há previsão de reposição rápida

POR AMARILDO CASTRO

O Guará, uma das cidades de melhor poder aquisitivo no Distrito Federal tem demandas ‘primárias’, como a necessidade da troca das placas de endereçamento, hoje, quase todas em estado precário de conservação. O problema é antigo e atinge maioria das quadras da cidade, tanto no Guará I, como no Guará II, passando também pelo SOF Sul.

Além de pintura apagada, placas estão ainda com suportes enferrujados

Nos últimos dias, a reportagem do Jornal Cidades HOJE percorreu várias quadras da cidade, e em quase todas elas, esse tipo de equipamento está completamente deteriorado, com supores enferrujados e as placas apagadas. Assim estão, QI/QE 04, QI 06, QI 10, QE 34, QE 36, entre outros endereços do Guará. Há poucas exceções, como a QE 26, onde por meio de uma parceria com o Departamento de Trânsito e Rodagem do Distrito Federal (DER), a substituição foi feia em 2020. Mas a melhoria não se estendeu para demais quadras, e assim, o problema continua.

O prefeito da QI/QE 02, Francisco Xavier, o Pequito, diz que em sua quadra, placas datam de 1997

Prefeito da QI/QE 02, Francisco Xavier, o Pequito, disse que na região onde sua prefeitura atua as placas de endereçamento são da época em que Alírio Neto era administrador, no final dos anos 90, e desde então, nada mais foi feito. “Já fizemos alguns pedidos informais, mas vamos esta semana encaminhar à Administração do Guará um requerimento para a substituição dessas placas”, disse o prefeito.

O comerciante Evaldo Vasconcelos diz que lojas também são prejudicadas porque os clientes têm dificuldade em localizar

Na QE 19, além das residências, o comércio também sobre com o mesmo problema. Comerciante na quadra há mais de 40 anos, Evaldo Vasconcelos Parente diz que as placas de endereços apagadas na sua região atrapalham o comércio porque tem muita gente que busca esse equipamento na hora de localizar o endereço. “Se encontram alguma dificuldade acabam desistindo e vão embora antes de achar o endereço” relata. Ele acredita que para recuperar as placas, uma Parceria Público Privada (PPP) poderia ser feita com empresas da cidade.

Questionada sobre a situação da placas de endereço da cidade, a Administração do Guará, por meio de sua assessoria informou há um planejamento para a troca dessas placas na cidade mas que nem todas as quadras ainda foram contempladas. No entanto, outras sim, como a QE 26 do Guará II, onde o endereçamento novo contou com a poio do DER-DF.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*