Guará vai ganhar ‘roteiro da gastronomia’ e ações para fortalecer o comércio

Projeto está sendo preparado por grupo de lojistas do ramo e outros colaboradores, e busca apoio de várias entidades, como Associação Comercial do Guará (Acig), Sebrae, artistas e lideranças do meio empresarial.

POR AMARILDO CASTRO

Em dias de bastantes desafios para muitos segmentos, um projeto embrionário no Guará pode mudar para melhor os rumos dos restaurantes na cidade e Casas que trabalham com algum tipo de comida, sejam salgados, petiscos ou padarias. ‘Batizado’ incialmente de Sabores do Guará, a iniciativa, que tem à frente alguns empresários da cidade e colaboradores, busca agregar às casas de gastronomia do Guará uma espécie de roteiro gastronômico.  Assim que formatado, buscará contemplar todas as quadras do bairro e diferentes tipos de comércios do segmento, indo desde um simples quiosque a um restaurante ou churrascaria com maior sofisticação.

Entre as ações planejadas, intenção é trabalhar também com promoções diárias

“O Guará tem um grande potencial para movimentar mais o seu comércio, especialmente essa área de gastronomia, então acredito que estava faltando esse tipo de projeto aqui em nossa cidade, para que nossos produtos possam ser divulgados tanto em nível local ou regional”, comenta o empresário Rojair Lussi, do Kasarão Grill, empresa com sede na QE 34 do Guará II. Sua loja é exemplo de variedade das opções em gastronomia no Guará, com pratos populares de boa qualidade, massas e outros sabores.

Pouco divulgada, gastronomia do Guará está entre as mais completas do DF

O trabalho deve contar ainda com o apoio de artistas locais, músicos, prefeitos de quadras, Associação Comercial do Guará, entre outras entidades ‘maiores’, como o Sebrae-DF também serão convidadas a participarem do projeto.

Embora o projeto ainda esteja em sua fase inicial e deve ser lançado somente no final agosto, restaurantes mais simples e outros tradicionais na cidade, como o Chalé da Traíra devem participar. No Guará, a Casa tem na traíra sem espinha um dos pratos mais tradicionais e exóticos de todo o DF, assim como outros pratos que chamam atenção, entre eles a moqueca de surubim, camarão na moranga, entre outros.

Além disso, locais como Ceará Carne de Sol, Palhoça e Churrascaria Pampas (Carrefour Sul) figuram no DF como restaurantes lembrados por centenas de moradores. Sem contar o crescimento dos restaurantes e padarias no Sof Sul e nas novas quadras (QE 48 a 58).

Projeto visa contemplar do mais simples ao mais sofisticado restaurante da cidade (foto ilustrativa)

Além das opções em restaurantes para o almoço e jantar, o Guará, mesmo com os desafios da pandemia coronavírus, que acabou por fim até mesmo com fechamento de algumas Casas, o bairro continua sendo destaque em todo o Distrito Federal quando o tema é gastronomia.

Com restaurantes que oferecem ainda massas e pizzas com sabores que chamam atenção dos frequentadores, a cidade conta com dezenas de restaurantes de destaque, estabelecimentos que oferecem petiscos únicos no DF, alguns deles tendo sido eleitos como ‘campeões’ em concursos com Roda de Boteco, pastelarias que são verdadeiros ícones, a Feira do Guará (com muitas opções), hamburguerias, padarias, quiosques, entre outras atrações.

Prato popular, como a tilápia grelhada, entre as atrações em restaurantes do Guará, mas divulgação tem sido pequena e projeto visa maior alcance

Opções variadas, descontos, ações e divulgação em redes sociais

Além de do projeto de um roteiro gastronômico, especialmente planejado em um site (www.saboresdoguara.combr) e em uma conta de Instagram (@sabaoresdoguara), a iniciativa prevê, assim que ficar pronta, descontos especiais para moradores que acompanharem as postagens nas redes sociais e nas mídias em geral.

Além disso, os organizadores ainda trabalham com a proposta de incrementar o projeto com promoções, descontos e brindes e divulgações no futuro com maior destaque. Outras novidades também serão apresentadas com a ‘maturação’ do projeto. Em sua segunda fase, a partir do meio do ano de 2023, a intenção é que o projeto atenda outros tipos de comércio na cidade, além da área de gastronomia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*