Cuiabá recebe 12,5 mil metros de novas redes de esgoto

Líder nacional em investimentos por habitante, capital segue avançando na expansão da cobertura de saneamento básico

No calendário da expansão da cobertura de saneamento básico de Cuiabá, uma nova realidade para bairros como o Dom Aquino, Paiaguás I e II e Jardim Industriário. Localizados em diferentes pontos da cidade, eles têm em comum o recebimento de novas redes coletoras de esgoto. A instalação faz parte do programa de expansão do saneamento que alçou a capital mato-grossense ao posto de líder nacional em investimentos por habitante no setor. Com a meta de atingir, até 2024, R$ 1,2 bilhão em obras e melhorias a Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá, implantou novos 12,5 mil metros de redes de esgoto no primeiro semestre de 2022, elevando a cobertura do serviço aos atuais 79%.


São mais de 200 profissionais dedicados em garantir o acesso da comunidade ao saneamento básico. Mobilizadas em diversas regiões da cidade, no primeiro semestre as implantações de redes já foram concluídas em 12 bairros, entre eles Campo Verde, Goiabeiras e Novo Terceiro. Pertencentes ao Sistema de Esgotamento Sanitário Dom Aquino, os efluentes domésticos coletados nesses bairros são transportados até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que leva o mesmo nome, situada na Avenida Carmindo de Campos, onde são tratados e purificados para, então, serem devolvidos ao Rio Cuiabá, dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Para o segundo semestre, a projeção da concessionária é que as obras avancem em 20 bairros, dentre os quais CPA IV, Dom Aquino, Jardim Industriário II e Planalto. “O objetivo é concluir essas instalações ainda em 2022. Nosso trabalho é realizado em linha com as metas estabelecidas no contrato de concessão e estão seguindo um calendário estabelecido em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras”, declara o gerente de obras da Águas Cuiabá, Fábio Barrios. Além da implantação das redes coletoras, o gestor conta que outras ações também constam na programação da concessionária. “Está prevista para esse ano a instalação de 12 novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), que são estruturas utilizadas para bombear o efluente de um ponto mais baixo para um mais elevado. Será realizada, ainda, a reforma da elevatória do bairro Nilce Paes Barreto.”

Hora de conectar – Concluída a fase de implantação de tubulações coletoras, chegará o momento de a comunidade realizar a conexão das unidades comerciais e residenciais aos sistemas de esgotamento sanitário. “O procedimento é simples e consiste em levar a ligação de dentro de casa até a caixa de inspeção disponibilizada pela Águas Cuiabá em frente à residência. Essa etapa é essencial. É ela quem garante que o esgoto seja coletado adequadamente e tratado pela concessionária”, explica Barrios.
 
À medida que a Águas Cuiabá finaliza as obras de implantação, o bairro passa por uma ação de sensibilização, onde os moradores são informados sobre a disponibilidade da rede pública de esgotamento sanitário e quando deve ser realizada a conexão. Vale ressaltar que é de responsabilidade do cliente providenciar a ligação de sua residência na rede de esgoto. Em caso de dúvidas, a concessionária orienta sobre o procedimento na loja da Prainha e por meio dos canais de atendimento: callcenter 0800 646 6115 e WhatsApp (65) 99276 6008.
 
Conheça os sistemas de esgotamento sanitário de Cuiabá:

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
 
Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030.

Neste ano, recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). Também foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 2 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.
Foto e texto: colaboração de Integra Comunicação Integrada

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*