
- Cuidados preventivos podem ajudar a minimizar os sintomas da alergia.
Em Goiás, as variações bruscas de temperaturas ao longo do dia, comumente registradas no estado, causam um prejuízo para a saúde da população. As alterações de temperatura e umidade podem enfraquecer o sistema imunológico e desencadear doenças como resfriados, gripes, alergias, sinusites e rinites alérgicas.
Só a rinite, por exemplo, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), afeta cerca de 30% da população brasileira. Mesmo não sendo contagiosa, quem precisa lidar diariamente com sintomas como coriza recorrente, espirros, olhos inchados, dores de cabeça e coceira no nariz, olhos e boca, sabe bem como a rinite pode ser desconfortável e impactar na qualidade de vida.
Segundo a otorrino da TOTUM Sáude, Dra. Mariah Arantes, em caso de suspeita da doença, é muito importante procurar ajuda médica. “Embora não exista cura para a rinite, com o diagnóstico correto é possível descobrir os fatores que desencadeiam a doença, como as mudanças no tempo, e passar a remediá-los. Além disso, é fundamental confirmar que se trata de rinite e não de outro problema de saúde”, alerta a médica.
A especialista também destaca que, apesar de ser vista como uma condição leve, a rinite pode impactar significativamente a produtividade e o bem-estar. “Muita gente convive com os sintomas diariamente e acha que é normal acordar espirrando, com obstrução nasal ou ter dor de cabeça frequente, mas isso interfere no sono, no desempenho no trabalho e até no humor. Tratar a rinite não é apenas questão de conforto, mas de qualidade de vida”, reforça a otorrino.
Apesar de, em certos casos, ser necessário realizar tratamento da rinite alérgica com medicamentos, de acordo com a especialista, alguns cuidados preventivos podem ajudar os goianos a manter a doença sob controle, mesmo diante das mudanças climáticas.
Dicas para evitar crises de rinite alérgica:
– Lave o nariz com soro fisiológico;
– Evite contato com poeira, mofo, perfumes fortes e fumaça;
– Evite tapetes, carpetes, cortinas, pelúcias;
– Mantenha o ambiente arejado;
– Mantenha-se hidratado;
– Faça uso de um umidificador de ar: manter o ambiente com um nível adequado de umidade ajuda a reduzir o desconforto respiratório.
Sobre o CBCO Hospital de Olhos
O CBCO Hospital de Olhos, localizado em Goiânia, acumula 30 anos de experiência e é reconhecido internacionalmente pela sua expertise em retina, oftalmopediatria, e tratamento de casos raros e complexos. Pioneiro no uso de tecnologias avançadas no Brasil, o hospital possui equipamentos modernos e um corpo clínico de mais de 25 oftalmologistas especializados em diversas áreas da oftalmologia. O CBCO Hospital de Olhos faz parte do mesmo grupo da TOTUM Saúde e do Hospital de Olhos de Palmas.
Leave a Reply