Vacinação avança em Iporá e 57% de sua população já tomou a primeira dose

Na última quarta-feira (18), foi registrado em Iporá, 3.201 casos positivos de pessoas contaminadas pelo Coronavírus. A cidade, que conta hoje com 31.499 habitantes, já tem 57% de sua população vacinada com a primeira dose.
A Secretária Municipal da Saúde de Iporá, Daniela Sallum, ressalta que desde a semana anterior, os casos estão reduzindo por conta da vacina, mas que ainda é importante seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde – não aglomerar, fazer o uso de máscara e álcool em gel, manter o distanciamento social e vacinar quando chegar a vez de cada um.

Sobre o efeito “sanfona” de casos que aumentam e diminuem em algumas cidades, Daniela esclarece que a Prefeitura de Iporá não omiti os números da população. “O boletim epidemiológico é publicado diariamente em nosso site e redes sociais. Muitos acabam relaxando quando os números caem, mas não é o caso, a pandemia não acabou e só conseguiremos ficar livre tudo isso quando toda a população estiver vacinada e protegida”, afirma ela.

Ela conta ainda que, por Iporá ser uma cidade em que a GO-174 e a GO-060 passam ao centro do Município, o fluxo de visitantes – caminhoneiros em sua maioria –, é muito grande. “Eles acabam que param para comer, dormir, descansar e, com isso, o risco da circulação do vírus é muito maior. Nossa equipe de monitoramento da Secretaria de Saúde, juntamente com a equipe de Vigilância Sanitária, está monitorando e orientando, principalmente os casos positivos. Nosso trabalho é sensibilizar as pessoas, para que elas vejam que essa pandemia é grave e mata”, descreve ela.

Vacinas
Em sua última atualização, a vacinação por idade em Iporá estava em 31 anos acima, o que a Secretária explica o porquê da idade ainda estar acima de outras cidades goianas. “Pelo os outros municípios, eu não tenho a governabilidade, mas em Iporá, estamos avançando gradativamente. Temos nossos indicadores populacionais com o IBGE e também temos nossos números, pois nosso município está todo informatizado em relação a relação básica. Então, é com muita segurança que falo que de acordo com os cadastramentos que nossos agentes de saúde realizaram – que temos uma população com idades mais avançadas no município”, explica Daniela.

Ainda de acordo com a secretária, o Município pleiteia junto ao estado, um maior quantitativo de imunizantes para alavancar ainda mais a imunização na cidade.

As vacinas são distribuídas gradativamente assim que chegam na cidade através de senhas, sendo que atende por idade decrescente, além de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas.

Fotos e texto: Colaboração da Prefeitura de Iporá
Prefeitura local organizou um sistema eficiente para a vacinação no município

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*