Visão Mundial Brasil arrecada R$ 75 mil para apoio a refugiados na Ucrânia

Um edifício residencial é danificado, depois que a Rússia lançou uma operação militar maciça contra a Ucrânia, em Kiev. Ucrânia, 25 de fevereiro de 2022. Foto: REUTERS/Umit Bektas
Pessoas que queiram contribuir podem fazer doações pelo site da entidade

Visão Mundial Brasil arrecadou R$ 75 mil para as ações de apoio a refugiados ucranianos na Romênia, Moldávia e em países vizinhos à Ucrânia. O montante será utilizado pelos escritórios da ONG no Leste Europeu,  que desde o início da crise têm colocado em prática ações de assistência humanitária a quem foge do conflito. A organização aceita doações de quem quiser apoiar a operação de ajuda a crianças e suas famílias.

Conforme a crise na Ucrânia se agrava, a Visão Mundial amplia sua resposta, identificando as necessidades das pessoas afetadas. Nossa equipe na Romênia distribui pacotes de ajuda de emergência para refugiados que cruzam a fronteira, incluindo kits de higiene. A organização também trabalha com ONGs locais para coordenar o acolhimento de quem foge do país em crise.

Mais de 830 mil pessoas já deixaram a Ucrânia, sobretudo para países fronteiriços, desde o início do conflito, de acordo com as estimativas mais recentes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). No entanto, esse número cresce a todo instante.

A Organização das Nações Unidas (ONU) já comunicou que se prepara para acolher até 5 milhões de refugiados – e a Visão Mundial se mobiliza para contribuir com esses esforços de maneira significativa. A ONG é representada no centro de coordenação de crises da ONU, em Genebra, pela diretora Isabel Gomes, colaborando com as principais partes envolvidas para garantir uma troca rápida de informações e respostas coordenadas. 

Até o momento, cerca de 74 mil refugiados foram recebidos na Moldávia e 67 mil na Romênia, principalmente mulheres e crianças. A expectativa é de que o fluxo de refugiados aumente à medida que o conflito dentro da Ucrânia continue. Danos à infraestrutura civil já privaram centenas de milhares de pessoas do acesso à eletricidade ou à água e produziram um mapa de situações humanitárias na Ucrânia – principalmente no norte, leste e sul do país.

“As crianças ucranianas são mais vulneráveis. Nossas equipes nos países vizinhos da Ucrânia, incluindo a Romênia, estão reunindo pessoal e suprimentos para ajudar famílias desesperadas a atravessar a fronteira. Com sua ajuda, eles podem fornecer às crianças cuidados e proteção essenciais. Isso inclui a criação de espaços para crianças onde elas podem brincar e receber apoio emocional”, explica Thiago Crucciti, diretor-geral da Visão Mundial no Brasil.

O executivo esclarece que a Visão Mundial está escalando suas ações na região conforme novas necessidades são identificadas. “Como as crianças são o grupo mais vulnerável e traumatizado pelo conflito e pela perda de suas casas, nossa resposta também visa fornecer primeiros socorros psicológicos e continuidade educacional às crianças afetadas e suas famílias”, detalha Crucciti.

Pessoas interessadas em contribuir com as iniciativas humanitárias de ajuda aos ucranianos podem fazer doações de qualquer valor pelo site da Visão Mundial (www.visaomundial.org.br) ou pelo PIX sos@visaomundial.org.

Sobre a Visão Mundial
A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidades.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*