Alunos e robôs: IA como aliada na formação escolar

Escrito por: Ricardo Marcatto, diretor do CPET, Centro de Profissionalização e Educação Técnica

O advento de tecnologias inovadoras está transformando a maneira como os alunos buscam conhecimento, tornando a experiência educacional mais personalizada e eficiente, sendo necessária a compreensão e preparação por parte dos educadores. Neste cenário em constante evolução, a Inteligência Artificial (IA) emerge como uma poderosa aliada para a personalização da jornada dos alunos. Dentre as diversas aprimorações, está a aplicação da IA na complementação das tutorias realizadas pelos professores, ajudando os estudantes com suas dúvidas e no aprimoramento do aprendizado a qualquer momento.

Essa experiência nos processos educacionais proporciona um suporte contínuo aos estudantes, permitindo que explorem tópicos e desenvolvam aprendizado de forma mais independente. Ferramentas de IA, como assistentes virtuais, secretaria escolar e até tutores artificiais, tornaram-se aliados valiosos na resolução imediata de dúvidas, oferecendo explicações claras e recursos complementares para a formação do aluno.

Para muitos, esses avanços da IA, principalmente na educação de alunos, são considerados ameaçadores, pois acreditam que podem impactar na humanidade presente na troca de conhecimento, dado a ausência de empatia da origem daquela dúvida do aluno. Vejo de outra forma: a substituição integral de humanos por IA está longe de acontecer no ambiente educacional, mas a complementação da figura do professor com a IA já está entre nós, e aquelas instituições que não se adaptarem não prepararão seus alunos para as demandas do mercado moderno. Assim, é uma vantagem para a jornada de aprendizado do aluno ter este contato híbrido como fonte de conhecimento e para o educador como uma ferramenta de auxílio para a manutenção do norte educacional.

Um benefício deste modelo complementado por IA é a capacidade de adaptação aos diferentes estilos de aprendizagem, já que sistemas inteligentes analisam o desempenho individual do aluno, identificando lacunas de conhecimento e sugerindo conteúdos personalizados para preenchê-las. Além disso, essa inteligência já está preparada para absorver o conteúdo didático de apostilas e ferramentas didáticas utilizadas pelos professores, determinando limites de níveis e abrangência. Dessa forma, a aprendizagem deixa de ser genérica e passa a ser moldada de acordo com as necessidades específicas de cada um, sem gerar divergências entre a liberdade do aprender e a trilha do aprendizado. O resultado final disto é uma IA capacitada a complementar o que é apresentado em aula com todo o conhecimento existente no mundo, sem perder o foco.

Outra vantagem que vale destacar é a acessibilidade proporcionada pela IA. Alunos com diferentes modelos de aprendizado podem se adaptar à forma como o conteúdo é apresentado, aumentando o engajamento e o entendimento do assunto. A inteligência artificial promove a democratização do conhecimento, contribuindo para reduzir as disparidades no acesso à informação e à própria educação.

Contudo, é importante reforçar que a integração da IA na educação não substitui o papel fundamental dos educadores. Pelo contrário, os professores continuam com seu papel essencial de disseminar e nortear o processo de aprendizagem, capturando os inputs comportamentais e técnicos, desta forma norteando a jornada de aprendizado de maneira a formar os melhores profissionais. Porém, com a ajuda da AI, os educadores em seus vários papéis dentro do processo educacional terão mais liberdade criativa em sua rotina, podendo dedicar-se mais aos desafios humanos da aprendizagem, como bloqueios, medos e preferências de aprendizado, enquanto a IA fica disponível 24 horas por dia para atender perguntas mais objetivas e questionamentos dos famosos “porquês”.

Em suma, a Inteligência Artificial surge como uma aliada inestimável dos alunos na busca pelo conhecimento, transformando a forma como aprendemos e ensinamos. Ao aproveitar as potencialidades dessa tecnologia, a educação se torna mais acessível, personalizada e estimulante, preparando os estudantes para os desafios de um mundo cada vez mais digital e inovador.

Há mais de 34 anos que trabalho com educação e nunca presenciei uma tecnologia com tanto potencial de impacto em nossas vidas, no nosso modelo educacional e na forma de aprender de nossos alunos. Entendo, porém, que os modelos de IA que temos atualmente, como GPT-4, Claude 2, LLAMA, entre outros, são apenas a ponta do iceberg. Vem muito ainda por aí, e nós, profissionais de educação, devemos cada vez mais nos preparar para usá-las como aliadas do nosso trabalho e na formação dos nossos alunos, sem medo de sermos substituídos, pois com certeza na educação de qualidade seremos sempre titulares.

Sobre o CPET – Centro de Profissionalização e Educação Técnica

Fundado em 2010, o CPET – Centro de Profissionalização e Educação Técnica é uma das maiores instituições de Educação Profissional credenciada pelo MEC em ministrar educação profissional técnica e de nível médio nas modalidades presencial e a distância. Um dos seus diferenciais no mercado é ser detentora da sua própria tecnologia de execução comprovando a qualidade e seriedade em seus serviços atuando na consultoria e implementação de sistemas na educação profissionalizante e educação técnica. Para saber mais, acesse: https://www.cpet.com.br/.

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