Ambos os estádios estão sem condições de uso, um (Cave), por problemas em PPP, e o Bezerrão, porque o governo não recuperou gramado após instalação de hospital de campanha contra covid-19
POR AMARILDO CASTRO
Parceria Público Privada (PPP) suspensa em definitivo no Complexo do Cave, Guará ou não? Eis a questão. Na verdade, o próprio Blog do Amarildo havia publicado na manhã desta segunda-feira, 18, nota afirmando que esse projeto estaria suspenso em definitivo, mas uma apuração mais profunda mostra que a PPP continua a existir, e está ‘desativada’ por conta do período eleitoral e por conta de uma análise em trâmite do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que suspeita de irregularidades no processo após denúncias do Conselho de Cultura do Guará e a ONG Tribo das Artes.
Cave em ruínas há quase seis anos: situação precária no esporte do DF há mais de uma gestão
Assim, o que se sabe é que até as eleições deste ano, a PPP do Cave não deve avançar, mas pode voltar às pressas, até mesmo antes de término do atual governo, que quer colocar o projeto em frente, licitando a área para gestão da iniciativa privada, em princípio, para 30 anos, sob algumas regras. No entanto, muitos moradores reclamam que o atual projeto não traz benefícios à comunidade local.
Enquanto no Guará, por conta de uma PPP que não anda em nem dá espaço para uma reforma pública, outro estádio de grande importância para o DF também sobre com abandono, o Bezerrão, no Gama. Por lá, até o início do ano passado tudo estava normal, mas por conta da instalação de um hospital de campanha para tratamento à covid-19, todo o gramado foi destruído, e desde então, o local nunca mais recebeu um jogo sequer de futebol. No momento, flagrou o Blog do Amarildo, foi instalado na entrada do estádio, uma unidade do Na Hora, e nada mais além disso.
De longe, mesmo na fachada de entrada, o que se vê é um monumento em total abandono, até com casa de abelhas instalada no lugar. Em 2021, o GDF colocou uma placa na entrada do estádio com dizeres que por ali, o espaço faz parte da ‘Rota do Rock no DF’, mas na verdade, praticamente nada aconteceu por lá desde que a placa foi instalada. Não há registro de shows no estádio após a chegada da referida placa.
A reportagem entrou em contado com a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, e assim que chegar alguma resposta, atualizaremos essa reportagem.
Deixe uma resposta