Bezerrão, no Gama e Cave, no Guará são exemplos de abandono na área de esportes no Distrito Federal

Ambos os estádios estão sem condições de uso, um (Cave), por problemas em PPP, e o Bezerrão, porque o governo não recuperou gramado após instalação de hospital de campanha contra covid-19

POR AMARILDO CASTRO

Parceria Público Privada (PPP) suspensa em definitivo no Complexo do Cave, Guará ou não? Eis a questão. Na verdade, o próprio Blog do Amarildo havia publicado na manhã desta segunda-feira, 18, nota afirmando que esse projeto estaria suspenso em definitivo, mas uma apuração mais profunda mostra que a PPP continua a existir, e está ‘desativada’ por conta do período eleitoral e por conta de uma análise em trâmite do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que suspeita de irregularidades no processo após denúncias do Conselho de Cultura do Guará e a ONG Tribo das Artes.

Cave em ruínas há quase seis anos: situação precária no esporte do DF há mais de uma gestão

Assim, o que se sabe é que até as eleições deste ano, a PPP do Cave não deve avançar, mas pode voltar às pressas, até mesmo antes de término do atual governo, que quer colocar o projeto em frente, licitando a área para gestão da iniciativa privada, em princípio, para 30 anos, sob algumas regras. No entanto, muitos moradores reclamam que o atual projeto não traz benefícios à comunidade local.

Mato tomou conta da lateral do Bezerrão

Enquanto no Guará, por conta de uma PPP que não anda em nem dá espaço para uma reforma pública, outro estádio de grande importância para o DF também sobre com abandono, o Bezerrão, no Gama. Por lá, até o início do ano passado tudo estava normal, mas por conta da instalação de um hospital de campanha para tratamento à covid-19, todo o gramado foi destruído, e desde então, o local nunca mais recebeu um jogo sequer de futebol. No momento, flagrou o Blog do Amarildo, foi instalado na entrada do estádio, uma unidade do Na Hora, e nada mais além disso.

Fachada do Bezerrão: abandono geral, com muita poeira, casa de abelhas e grades enferrujadas

De longe, mesmo na fachada de entrada, o que se vê é um monumento em total abandono, até com casa de abelhas instalada no lugar. Em 2021, o GDF colocou uma placa na entrada do estádio com dizeres que por ali, o espaço faz parte da ‘Rota do Rock no DF’, mas na verdade, praticamente nada aconteceu por lá desde que a placa foi instalada. Não há registro de shows no estádio após a chegada da referida placa.

A reportagem entrou em contado com a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, e assim que chegar alguma resposta, atualizaremos essa reportagem.

Placa da ‘Rota do Rock’, no Bezerrão: por ali, desde que o equipamento foi instalado, não há registro de shows no local

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*