- Principal via que corta a cidade continua a carecer de uma solução, em especial na esfera federal, já que consórcio que assumiu a via há cerca de dez anos nunca trouxe uma solução definitiva
POR AMARILDO CASTRO (Texto e fotos)
Antes de iniciar este texto, quero informar aos leitores que vos escrevo em forma de artigo, com base em tudo o que acompanho na BR 040, trecho que corta Valparaíso. Embora algumas melhorias tenham sido realizadas nos últimos anos, como duas novas passarelas, por meio de parceria entre a prefeitura local e o Governo Federal, além de algumas paradas de ônibus novas, assim como a religação da iluminação, e isso tem o dedo do prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), no mais, essas melhorias param por aí.
O trecho da BR 040 que corta Valparaíso de Goiás, continua sendo um desafio para motoristas e pedestres, e sempre com alguma morte. Os engarrafamentos nunca acabam, essa mesma via se mostra bastante violenta, embora os acidentes tenham diminuído, volta e meia, é rota de bandidos em fuga ou confusões no trânsito, causando mortes ou assassinatos.
E a coisa não para por aí. Quando parece que está tudo bem, até carro incendeia no meio da pista, como foi na tarde da última segunda-feira, dia 4, quando um Peugeot sedan foi consumido pelas chamas, mas sem vítimas. Mera coincidência com uma pista tão caótica, já que o motorista não teve culpa alguma.
Infraestrutura precária às margens da via
Há pelo menos dez anos os motoristas sofrem com enxurradas e até risco de morte, tema já relatado pelo Blog do Amarildo várias vezes, tanto em vídeo quanto em reportagens escritas. Um exemplo desse risco é um canal que desce na marginal da BR 040, de ambos os lados, na altura do Shopping Sul e dos atacadões, Costa e Assaí. O canal foi construído há mais de uma década, tem cerca de 2 metros de largura por 1,5 metro de profundidade e fica ao lado da pista, sem nenhuma proteção.
O tal canal vira um verdadeiro braço de rio corrente, onde quando chove forte, as águas que percorrem o canal chegam facilmente a deslizar a uma velocidade média de quase 30km/h, tornando-se um risco de morte para qualquer ser com vida que ali cair. E os carros passam ao lado, sem nenhuma proteção.
Em várias partes da via, entre a pista e o acostamento há desníveis de até 2 metros, o que, em caso de algum carro sair da pista, vai capotar facilmente.
E para completar, estragos na pista provocados pelas constantes fortes chuvas, agora são ignorados pelo consórcio que administra o local.
Havia ainda uma expectativa da troca do consórcio que administra a via por meio de uma nova licitação, que seria feita há mais de seis meses, e até agora, não ocorreu.
Novo viaduto não é mérito nem de governo, nem do consórcio que administra via, e sim da prefeitura local
E para completar, estou na data de hoje, 11.3.24, acrescentando este parágrafo ao artigo. E falando da chegada do novo viaduto sobre a BR 040, entre Valparaíso I e II, não é mérito nem do consórcio que administra a via, no caso a Via 40, nem de algum governo ‘externo’, foi empenho da Prefeitura de Valparaiso, com recursos próprios. Isso, ao menos alivia um pouco os problemas que a pista tem no trecho de Valparaíso, mas o caos citado neste artigo, precisa de outras alternativas. Cercar o canal que percorre as margens a via, ao lado do atacadões, enquanto não se acha uma solução para as águas pluviais, pode evitar mortes, porque como disse, se ali cair um carro ou um pedestre em dias de temporal, vai morrer gente!
Não vou ficar ligando para lado A e lado B dessa vez, trata-se de um artigo pessoal, mas com base a uma série de acontecimentos e critérios, o recado em nome dos moradores está dado.
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