Ceilândia e Guará lideram mortes por dengue no DF. 45 óbitos são investigados na unidade federativa

  • Ceilândia registrou até agora três óbitos, enquanto no Guará, aconteceram duas mortes. Ao todo, 11 pessoas já perderam a vida com dengue no DF

POR AMARILDO CASTRO (Fotos e texto)

Apesar dos esforços, a epidemia de dengue continua sendo o maior desafio para o Distrito Federal nesse início de ano. Com 11 mortes registradas pela doença e outras 45 em investigação, a unidade federativa tem mais de 47 mil pessoas infectadas pela doença, e os problemas não param por aí.

Apesar da grande mobilização do governo para erradicar focos da procriação do mosquito Aedes Aegypti, lixo continua espalhado de forma irregular em todas as RAs, e assim, o desafio continua.

Ceilândia é a RA que tem o maior número de mortes pela doença. Foram registradas três, até o momento. O Guará vem logo atrás, com dois óbitos.

Foto ilustrativa do comércio do Guará: lojistas ficam sem saída com muitos funcionários doentes

Estrutural, Lago Sul, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho notificaram, cada uma dessas RAs, um óbito por dengue.

No último fim de semana, em breve apuração sobre dados da dengue no Guará, a reportagem com Blog do Amarildo descobriu que o comércio da cidade foi abalado pela doença. Há muitos funcionários de atestado, causando preocupação e prejudicando a saúde dos mesmos, além de prejuízo no atendimento, já que algumas lojas sequer conseguem funcionar direito.

Na semana passada, ADM do Guará iniciou mutirão contra a dengue

Quadras inteiras também são afetadas. Na QE 19, moradores locais relataram que há casas onde três pessoas da mesma família contraíram a doença. “Está um caos, precisamos de ações mais energicas”, comentou um morador.

No última sexta-feira, 2, a Administração Regional da cidade começou um grande mutirão contra a dengue, fazendo limpeza, retirando lixo e entulho da cidade, além de adentrar e lotes onde há locais para procriação do Aedes.

O Executivo pediu ainda a colaboração de todos, para evitar acúmulo de água em recipientes ou descate de lixo de forma irregular na cidade. A atenção vale para todas a RAs.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*