Depois da covid 19, dengue é o ‘monstro’ do DF, com 55 mortes. Governo tenta conter epidemia

  • Dados (em números) foram divulgados pela Secretaria de Saúde do DF esta semana. Somente neste ano de 2024, já foram confirmados 100.558 casos prováveis de dengue. Governo tenta conter avanço

Os dados da dengue no Distrito Federal continuam a assustar. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, na última segunda-feira (26/2), um total de 55 mortes decorrentes da dengue neste ano de 2024. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado na mesma data.

De acordo com a pasta, 55 pessoas morreram na unidade federativa em decorrência da doença, e outros 82 óbitos estão em análise. Dessa forma, embora não seja possível fazer uma comparação direta, a epidemia de dengue assusta em proporção quase semelhante à da covid 19, entre 2020 e 2022, embora a última tenha sido muito mais devastadora.

Mesmo que a epidemia de dengue não impeça as pessoas de sair de casa, e não cause tantos óbitos como a covid 19, nesse caso, o problema maior está em casa mesmo, pois é na hora de dormir que o mosquito Aedes Aegypti ataca, sem ser visto, sem fazer dor, tornando-se o maior ‘monstro’ do momento. E não dá paz a ninguém seja crianças ou idosos, saudáveis ou não.

Enquanto isso, das mortes confirmadas, 30 são homens e 25, mulheres. Doze dessas vítimas tinham entre 60 e 69 anos. E 10 tinham entre 70 e 79.

Limpeza em teto das paradas de ônibus entre as ações do governo para conter avanço da doença

Ações contra o mosquito

Nos últimos dias, o Blog do Amarildo divulgou a nova linha de ação do GDF contra a dengue, a limpeza e ‘calcificação’ do teto das paradas de ônibus, pois maioria acumulava água e serviam de criatórios para o mosquito. O fumacê, com uma agenda diária também é outra forma de combate.

Além disso, as UBSs na unidade federativa oferecem vacina para crianças de 10 e 11 anos, e nos próximos dias, essa faixa etária deve ser estendida para 12 anos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*