DF – Com saldo de três mortos, 15 óbitos suspeitos e 16 mil doentes, dengue traz trauma às RAs

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti — Foto: Pixabay/Divulgação
  • Situação é considerada crítica em toda a unidade federativa. Nas 35 RAs, ‘luz’ de alerta faz parte das autoridades sanitárias e de saúde

Depois de epidemia de Covid-19, praticamente nenhum alerta sobre saúde chamou tanto atenção como os números dos casos de dengue (com mortes) no Distrito Federal. Neste ano de 2024, os números absolutos sobre a doença chamam atenção e trazem uma espécie de ‘terror’ em todas as 35 RAs do Distrito Federal, com destaque cidades como Ceilândia. As regiões como Ceilândia (3.963), Sol Nascente/ Pôr do Sol (1.110) e a RA de Brazlândia (1.045).

Em uma semana, a unidade federativa passou de 7.329 para 16.079 sobre os casos prováveis da doença. O registro de aumento foi de mais de 9 mil casos entre os dias 14 a 22 de janeiro. Os dados constam no  boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde divulgado na última terça-feira, dia 23.

O documento mostra que houve um aumento de infectados na ordem de 646,5% em relação ao mesmo período apurado em 2023. Hoje, segundo a Secretaria de Saúde do DF, o número de infectados ultrapassa 700 por dia. Para se ter uma ideia, uma apuração do site metropoles.com informa que houve em uma semana 17.150 casos suspeitos no DF e também no Entorno.

O fumacê está entre as ações promovidas pelo GDF para tentar conter a propagação do mosquito transmissor

Mortos

O problema não fica só na contaminação. Nos últimos dias três pessoas morreram com a doença no DF e 15 óbitos são tratados como casos suspeitos.

Diante do caos, o Governo do Distrito Federal está promovendo várias ações para tentar conter o avanço da doença. No Guará, por exemplo, uma das RAs onde os índices de infecção estão ‘nas alturas’, o administrador local, junto ao GDF programa uma grande ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da doença. A cidade já recebeu a visita da equipe do fumacê, além de agente de saúde orientando a população. Mas nos próximos dias estão previstas outras ações, como retirada de entulhos, lixo no geral e mais fumacê.

Cuidados

Em dias de infecções da dengue em alta, é importante observar possíveis sintomas. A infecção por dengue pode ser assintomática ou apresentar quadro leve com sintomas como febre alta (acima de 38°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele, segundo informa os principais orgãos de saúde tanto no DF quanto Brasil afora.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*