Dia Mundial Do Combate Ao Câncer: Saiba mais sobre a doença na boca

O câncer bucal pode se desenvolver em qualquer parte da boca. Os fatores de risco incluem uso de tabaco, consumo excessivo de álcool e infecção por papilomavírus humano (HPV).
Os sintomas incluem uma ferida não cicatrizada, um nódulo ou uma mancha branca ou vermelha na parte interna da boca.
 
A cirurgiã dentista Dra. Bruna Conde explica que o câncer da boca é um tumor maligno que pode se desenvover nos lábios, amígdala,glândulas salivares, gengivas, bochechas, céu da boca, partes da garganta, língua (principalmente as bordas) e a região em baixo da língua.
 
“O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.” ressalta a Dentista Antenada.
 
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca, segundo a Dra. Bruna Conde, são o fumo e o álcool. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas em excesso têm maiores riscos de desenvolver o problema e o risco aumenta quanto maior for o consumo de cigarros e bebidas consumidos.

A Dentista Antenada aponta também, que a falta de higiene bucal e a alimentação fraca em vitaminas e minerais, principalmente a vitamina C. “A exposição excessiva ao sol também aumenta o risco de desenvolver câncer de lábio” completa a Dra. Bruna Conde.
 
É possível descobrir o câncer de boca logo no início, explica a Dentista Antenada, consultas regulares feitas por um profissional da saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de evoluirem para um quadro de câncer. “Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem precisam ficar ainda mais antenadas em regularizar suas consultas a um especialista odontológico para examinarem sua saúde bucal” completa a Dra. Bruna Conde.
 
A Dentista Antenada traz algumas dicas para diminuir os riscos de desenvolver o câncer de boca, algumas delas incluem: Reduzir o consumo de fumo e de álcool, manter uma boa higiene bucal, mantenha uma alimentação contínua rica em frutas, verduras e legumes. Qualquer sinal ou sintoma que desconfie procure imediatamente o dentista. O check up odontológico pelo menos 2x ao ano é fundamental para prevenção de diversas doenças.

Há mais de 10 anos de formada, no mínimo 6000 sorrisos realizados, Dra Bruna Conde é especialista e em frequente atualização. Realiza pessoalmente todos os tratamentos listados em seu consultório através de protocolos baseados em evidência clínica e científica através do largo convívio social de pacientes, mestres renomados e profissionais da área da saúde que visam
o tratamento multidisciplinar. Conhecida por ter uma postura humana, detalhista, visão do paciente como um todo, acolhedora com humor e risada única.
Dra Bruna Conde: “Sou uma dentista antenada e busco estar ligada em tudo o que faz bem para a nossa saúde.”

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*