Ecovias do Cerrado altera o tráfego no Trevão de Monte Alegre de Minas

Com a medida, trânsito passou a operar pelo novo dispositivo viário

A concessionária Ecovias do Cerrado alterou, neste sábado (9), o tráfego pelas BRs 365 e 153 em todos os sentidos do Trevão de Monte Alegre de Minas, no Triângulo Mineiro. Com a medida, o trânsito no local passou a ser feito inteiramente por dentro do dispositivo viário, sem a necessidade dos desvios.

A obra atingiu 99% de execução restando apenas serviços complementares como drenagens, paisagismos e adequações. A liberação no fim de semana foi planejada a fim de possibilitar aos usuários a ambientação aos novos traçados do Trevão, em um período com menor fluxo de veículos.

A Ecovias do Cerrado implementou sinalização vertical e horizontal, com indicações dos sentidos, municípios e retornos. A orientação é para que os motoristas reforcem a atenção ao passar pelo local e fiquem atentos ao limite de velocidade e à sinalização existente.

Viaturas de inspeção estão alocadas em pontos estratégicos para auxiliarem na orientação dos usuários ao longo do dispositivo. Informações sobre as condições de trânsito também podem ser obtidas, a qualquer hora do dia, pelo telefone 0800 0364 365, por mensagem via WhatsApp ou ligação.

SOBRE A OBRA DO TREVÃO DE MONTE ALEGRE

A implantação do Trevo de Monte Alegre foi iniciada em abril de 2022, com investimentos de R$ 50 milhões e a criação de 150 empregos diretos e indiretos. A obra contempla a duplicação de 1.800 metros da BR- 365, além de 800 metros da BR-153. Também foram construídos dois novos viadutos sobre a BR-365 e duas novas pontes sobre o Ribeirão Monte Alegre, assim como alargada a ponte existente na BR-153.

Para garantir a segurança viária, foram instalados 256 postes de iluminação, além de 9.000 metros de defensa metálica.

O projeto foi executado para viabilizar as melhores condições de segurança aos usuários. No local, havia uma rotatória que não comportava o volume de veículos que circulam diariamente pelo trecho. Apenas entre 2020 e 2023, antes das alterações de tráfego executadas pela obra, 107 acidentes tinham sido registrados no local. Desde dezembro de 2023, no entanto, após a implantação dos desvios, houve somente uma ocorrência, sem vítimas. Esses dados evidenciam a importância desta obra para a região e, principalmente, para as vidas que passam diariamente pelo local.

Texto e foto: colaboração de Ecovias do Cerrado

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*