Goiás Cidade Musical combina arte figurativa com experimentação musicais

O Instituto Biapó, o Museu Casa de Cora Coralina, a Comissão Tricentenário Cidade de Goiás e a Rádio Nova Fogaréu promovem outra edição do Projeto Goiás Cidade Musical, na lua cheia do dia 6 de maio, sábado, na Cidade de Goiás. A programação começará mais cedo, às 10h com uma roda de conversa e pintura ao vivo com Tai Hsuan-An, considerado o mais importante artista plástico chinês em atividade no Brasil. Atualmente, suas obras estão presentes na Exposição Fim-Nício, no Instituto Biapó em parceria com a Escola de Artes Veiga Valle.
Tai Hsuan-An (acervo pessoal)
Tai também é designer e arquiteto. Nascido na China, mudou-se para o Brasil em 1965, quando ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Mudou-se para Goiás em 1977 e ingressou no corpo docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás.

 É famoso por seus desenhos e pinturas de aves, tendo sido convidado para retratar aves brasileiras em livros de zoologia. Em 1993 ganhou o Prêmio Margaret Mee por suas representações botânicas. Foi responsável pelo logotipo da Caixego, painéis em Palmas e em Goiânia.
Ganhador do prêmio da III Bienal Nacional de Artes do estado de Goiás. 
Suas obras, que possuem um lirismo único, são figurativas e ricas em detalhes, mesclando traços orientais com temas tipicamente brasileiros, inspiradas em uma meticulosa observação da realidade.

O artista gosta de fazer experimentações, utilizando-se de vários estilos e técnicas.
Tai é hoje um dos principais artistas contemporâneos de Goiás e um dos poucos especialistas na área da Biônica aplicada ao Design e à Arquitetura.
A Biônica é a técnica de aplicação de conhecimentos de Biologia na solução de problemas de Engenharia e Design. 
Vertentes Trio Mais tarde, a partir das 21h30, terão início os Diálogos Musicais, também no Instituto Biapó, com a apresentação do Vertentes Trio, formado por músicos do Brasil e Estados Unidos, interessados em experimentações e diversidade musical. Samuel Pompeo (saxofone), à esquerda, o americano Thomas Garcia (violão), à direita, e Andréa Luísa Teixeira (piano, flauta e curadoria) formam o grupo.

Serenata 
“Um Luar, Um Violão, Uma Serenata”, a segunda parte da ação Goiás Cidade Musical, com curadoria de Marlene Vellasco, começa às 23h, no Largo do Rosário.
A caminhada pelo Centro Histórico da Cidade Patrimônio Mundial será feita ao som de um repertório de canções clássicas.
Serviço:Evento: Roda de Conversa e Pintura ao Vivo com Tai Hsuan-AnData: 6 de maio.
Horário: 10hLocal: Instituto Biapó (Rua Dom Cândido Penso, nº 25, Centro Histórico – Cidade de Goiás)
Evento: Diálogos Musicais – Vertentes TrioData: 6 de maioHorário: 21h30Local: Instituto Biapó (Rua Dom Cândido Penso, nº 25, Centro Histórico – Cidade de Goiás)
Evento: 5ª Serenata de 2023Data: 6 de maioHorário: 23hLocal: Concentração no Largo do Rosário
Realização: Instituto Biapó, Museu Casa de Cora Coralina e Comissão Tricentenário – Cidade de Goiás, Nova Fogaréu 99,7 FM.
Parceria: Restaurante Flor de Ipê, Conselho Municipal de Turismo, Escola de Artes Plásticas Veiga Valle, Secretaria de Cultura.

Colaboração: Armando Araújo – GO 554 JP
Assessoria de Comunicação e Jornalismo

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*