Ibaneis lança obra do Hospital Ortopédico do Guará e garante conclusão em 34 meses

  • Mandatário do GDF esteve na cidade nesta manhã de sexta-feira, 26 ao lado de secretários e lideranças para dar pontapé inicial à obra

POR AMARILDO CASTRO

Depois de um período de espera, enfim, a obra do Hospital Ortopédico do Guará vai começar. Quem garante é o próprio governador Ibaneis Rocha, que esteve na cidade nesta amanhã de sexta-feira, 26, acompanhado de sua vice, Celina Leão, de uma equipe de secretários, assessores e lideranças para o lançamento da obra. Batizado como Hospital Clínico Ortopédico (HCO), o equipamento público será construído em um terreno de 70 mil m² localizado entre o Parque Ezechias Heringer e a Unidade Básica de Saúde (UBS) 2, às margens da Avenida Contorno e a menos de dois quilômetros das duas estações de metrô da cidade.

A reportagem do Blog do Amarildo apurou que o novo hospital vem para atender uma demanda muito forte na área de ortopedia. Será uma estrutura moderna, com selo verde e 160 leitos para atender os pacientes que forem encaminhados para o local, onde serão feitas as cirurgias eletivas da rede pública.

Ibaneis, ao lado da sua vice, Celina Leão e do administrador do Guará, Artur Nogueira: governador garantiu ainda que em breve vai lançar a obra da UPA na mesma RA

O hospital terá perfil de assistência em ortopedia, com atendimentos nas áreas de coluna, ombro, braço, cotovelo, mão, quadril, perna, joelho, pé, tornozelo, alongamento e reconstrução óssea. Vai contar com 160 leitos, sendo 90 de ortopedia, 50 de clínica médica de retaguarda e 20 de UTI adulta.

A unidade também vai dispor de centro cirúrgico com seis salas de cirurgia, laboratório de apoio, diagnóstico por imagem e ambulatório para acolhimento dos pacientes transferidos.

A área principal será dividida em quatro blocos. O primeiro será destinado a ensino e pesquisa; o segundo, para uma área de circulação; o terceiro será o coração do hospital, onde ficarão o ambulatório, os leitos de internação e o centro cirúrgico; enquanto o quarto bloco abrigará as estruturas de água, energia e esgoto. Ele terá também auditório, anfiteatro e uma capela, além de estacionamento para os pacientes e funcionários.

Durante o lançamento da obra, a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio explicou que dos 160 leitos construídos, 90 serão destinados ao tratamento de pessoas com algum problema ortopédico. “Temos muitos idosos, pessoas que fraturam ossos facilmente com quedas, sem contar a questão dos acidentes em geral, então vai desafogar todo o sistema”, relatou.

Embora não tenha divulgado valores exatos da obra, mas a reportagem apurou que deve ultrapassar os 200 milhões de reais em investimentos. A entrega da obra está prevista para o início de 2027.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*