“Minha Mãe tem Síndrome de Down, e Daí?”: história inspiradora teve lançamento na Alego, na 5ª-feira, 21

Crédito: Carlos Costa

A escritora morrinhense Cristinna Maria Cândida da Silva lançou o livro “Minha Mãe tem Síndrome de Down, e Daí?” (Eagle Editora), na noite da última quinta-feira, 21, nas dependências da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A obra conta a história de dona Izabel, mãe da autora, que ao lado da filha exibia o mesmo sorriso franco estampado na foto da capa da obra literária.

Participaram do evento a deputada Dra. Zeli (Agir), o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB), o prefeito de Morrinhos, Joaquim Guilherme (PSDB), vereadores e autoridades morrinhenses, além do ex-deputado Maycllyn Carreiro (PTRB), hoje assessor da presidência da Alego. Participou, também, Ana Carolina Magalhães, do movimento Fadas, que promove a Semana de Luta da Pessoa com Limitação Funcional na Alego.

A obra da goiana traz uma perspectiva especial sobre um tema sensível a nossa sociedade: as pessoas com Síndrome de Down, suas histórias e daqueles que vivem ao seu redor.  “A minha mãe era só minha mãe, a Síndrome de Down dela não era nada, era só um detalhe”, comentou Cristinna relatando como, de repente, por polêmicas nas redes sociais, se viu ativa na causa da inclusão social.

“Minha mãe teve a vida plena, casou, teve filhos, cuidou de mim, uma vida muito diferente de pessoas como ela”, relatou. As pessoas como dona Izabel, para Cristinna, são pioneiras, que “provaram suas capacidades ‘na raça’, para que as barreiras da segregação fossem derrubadas, para que as gerações futuras pudessem viver a era da inclusão”.

A deputada Dra. Zeli, em seguida, exaltou a obra literária ao representar as pessoas com a síndrome e que, em sua visão, são especiais “não pela condição, mas pelo coração especial”. A parlamentar relembrou a importância da causa, afirmando que a obra enriquece a experiência daqueles que lutam pelos direitos dos afetados pela trissomia, doença cromossômica causada por um cromossomo 21 a mais que resulta em deficiência intelectual e anomalias físicas em variados graus.

 Agência Assembleia de Notícias

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*