Mostra Brasília mescla ficção e documentário nesta quarta-feira (13)

  • Às vésperas da posse presidencial, no Sol Nascente, Socorro, Jurailde e Bizza lideram um cozinha solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto no documentário “Não existe almoço grátis”

Gêneros como ficção e documentário compõem a programação de filmes que serão exibidos nesta quarta-feira (13), durante o terceiro dia da Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A produções audiovisuais no DF selecionadas para a mostra, que segue até amanhã (14), concorrem na 25ª edição do Troféu Câmara Legislativa.  

“Não existe almoço grátis” é o título do longa-metragem desta noite. O filme será exibido no Cine Brasília às 18h e no Complexo Cultural de Planaltina às 20h. O enredo aborda a rotina de cozinheiras solidárias do Movimento dos Trabalhadores sem Teto antes da posse do presidente Lula (PT) em 1º de Janeiro. A classificação indicativa é livre e o filme teve suporte de profissionais do Rio de Janeiro. 

Entre os curtas da noite, está “Nada se Perde”, com enredo livre para todos os públicos. A ficção conta a história do “Programa de Reaproveitamento Humano”, que transforma as almas de cidadãos falecidos do DF em materiais úteis para construir uma cidade melhor.

Também será exibido o curta “Só quem tem raiz”, com a história de amigos do Gama que batalham para achar um lugar no mundo entre a rotina da vida. A classificação indicativa é 12 anos. 

Até quinta-feira (14), a Mostra Brasília vai projetar dois curtas e um longa-metragem do DF em cada sessão. Sempre às 18h, as exibições são gratuitas mediante a retirada de ingresso na bilheteria. A entrada dá direito a participar do júri popular, por meio de votação nos filmes exibidos.

A premiação

O Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal chegou a sua 25ª edição com recorde de filmes inscritos: 149 curtas e 43 longas, totalizando 192 títulos. Desses, foram selecionados os 12 filmes que serão exibidos na Mostra Brasília e concorrerão à premiação da CLDF.

Ao todo, o Troféu Câmara Legislativa distribuirá R$ 240 mil em prêmios: melhor filme de longa e curta-metragem (júri oficial e júri popular), além de prêmios técnicos destinados a direção, atriz, ator, roteiro, fotografia, montagem, direção de arte, edição de som e trilha sonora. 


Programação Cine Brasília (13/12), a partir das 18h:

Nada se Perde
13 de dezembro às 18h
Cine Brasília
Direção: Renan Montenegro
Ficção/Distrito Federal/2023/12min.
Classificação indicativa: livre

“Nada se Perde” apresenta o Programa de Reaproveitamento Humano, uma solução inovadora que transforma as almas de cidadãos falecidos do DF em materiais úteis para construir uma cidade melhor, como asfalto, lixeiras, muros e tinta branca. Este relatório audiovisual mostra os resultados de sua implementação no bairro de Águas Claras.


Só quem tem raiz
13 de dezembro às 18h
Cine Brasília
Direção: Josianne Diniz
Documentário/Distrito Federal/2023/12min.
Não recomendado para menores de 12 anos

No Gama, Caio, Andressa e Luís compartilham suas inseguranças, alegrias e sonhos, enquanto lutam para encontrar seu lugar no mundo entre bares, trabalho, festas e a rotina do dia a dia com sua inegável solidão. O racismo, o machismo e a homofobia tornam-se o motor que leva esses personagens a construírem seus espaços no mundo e a reconhecerem uns nos outros o carinho e o apoio da mudança.


Não existe almoço grátis
13 de dezembro às 18h – Cine Brasília
13 de dezembro às 20h – Complexo Cultural de Planaltina
Direção: Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel
Documentário/Distrito Federal e Rio de Janeiro/2023/74min.
Classificação indicativa: livre

Brasília, dezembro de 2022, às vésperas da posse presidencial. No Sol Nascente, a maior favela do Brasil, Socorro, Jurailde e Bizza lideram uma das cozinhas solidárias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, que distribui almoços gratuitamente. Essas mulheres estão encarregadas de cozinhar para centenas de pessoas que chegarão à capital para a posse do presidente Lula em 1º de janeiro. “Não Existe Almoço Grátis” acompanha esta saga e traz entrevistas profundas e íntimas sobre suas vidas e a organização coletiva, revelando que o futuro se cozinha hoje e a muitas mãos.

Joás Benjamin (Estagiário) – Agência CLDF

Fotos: Agência CLDF

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*