Nova Aurora entra na lista de novas 10 cidades de Goiás com reconhecimento federal de situação de emergência por falta de chuvas

Estiagem, segundo pesquisa, tem prejudicado em especial a agricultura
  • Com a medida, os municípios já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil

Nesta quarta-feira (3), 10 cidades de Goiás obtiveram, por meio da Defesa Civil Nacional, o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem que afeta municípios do estado. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira neste link.

Estão na lista as cidades de Firminópolis, Gouvelândia, Jussara, Matrinchã, Nova Aurora, Novo Planalto, Santa Fé de Goiás, São Miguel do Araguaia, Uruana e Vila Propício. Com a medida, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para executar ações de assistência humanitária, como compra de cestas básicas, água potável e aluguel de caminhões-pipa.

Até o momento, Goiás tem 35 reconhecimentos federais de situação de emergência por causa da estiagem.

Como solicitar recursos

A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de socorro e assistência às vítimas, os repasses também podem ser usados no restabelecimento de serviços essenciais e na reconstrução de infraestrutura ou moradias destruídas ou danificadas por desastres.
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Assessoria de Comunicação Social (https://www.gov.br/)

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*