Projeto Encontros de Música e Fé é reiniciado na cidade de Goiás

O projeto Encontros de Música e Fé, concertos mensais que acontecem nas igrejas do século XVIII da cidade de Goiás, reinicia as apresentações musicais no próximo sábado, dia 13 de janeiro, às 20h, com entrada franca, na Igreja D’Abadia. As quatro edições realizadas foram sucesso de público. 

O concerto tem Euler Amorim no bandolim, Andréa Teixeira na flauta e Felipe Valoz no violão. A base musical é o repertório de Euler Amorim, Eurípedes Fontenelle e algumas músicas do final do século XIX e início do XX. Durante a atração, acontecerá a estreia mundial de uma composição de Eurípedes Fontenelle, composta em 1999. Os músicos dessa edição já são conhecidos do público vilaboense

Euler Amorim Júnior é filho de Euler Amorim, professor aposentado de bandolim da Universidade Federal de Goiás (UFG). Eulinho, como é conhecido, nasceu na cidade de Goiás em fevereiro de 1947. Na infância, teve as primeiras lições de música com seu pai, que era violinista, e Maria Jubé, professora de canto orfeônico da Escola de Villa Lobos. Estudou no Grupo Escolar Manoel Caiado, Lyceo de Goyaz, Colégio Sant’Ana, na Faculdade de Direito da UFG e na Universidade de São Paulo (USP), onde concluiu mestrado em Ciência da Comunicação. Fez música com o maestro Oscarlino, Geraldo Amaral, Elizabeth Carramaski, Othaniel Alcântara, Fernanda Albernaz, Eurípedes Fontenelle e acústica com Orlando de Castro.

Felipe Valoz, compositor e violonista goiano, é bacharel em Composição Musical pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Musicologia pela USP, doutor em Literatura Comparada pela UnB. Como professor titular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), atua como docente na área acadêmica de Artes e, mais especificamente, nos cursos Técnico em Instrumento Musical e Superior de Licenciatura em Música. Além disso, ele é integrante do Núcleo de Pesquisa em Filosofia do IFG. Como músico violonista, atua como intérprete solista e camerista. Teve a peça musical orquestral “Sem Mantilhas”, de sua autoria, executada sob a regência de Marshal Gaioso Pinto pela Orquestra Sinfônica de Goiânia e pela Orquestra Filarmônica de Goiás. Juntamente ao cantor Chico Aafa realizou um repertório musical que mescla um trabalho de parceria em três CDs: Cantada do Sertanez de Elomar, Cantigas do Estradar e Ser Tão Profundo. 
Andréa Luísa Teixeira é ganhadora de 18 prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano, como o primeiro lugar no Concurso Nacional Villa-Lobos em São Paulo e o terceiro lugar na categoria Excellence-Professional em Hyère, na França.

Recebeu o Prêmio Internacional Gala da Lusofonia como personalidade da Música em Lisboa. Divulga a música brasileira há 25 anos em países da Europa, nas Américas e na Ásia. Idealizadora do Projeto Sons do Cerrado, com 13 volumes de CDs publicados, foi eleita representante do estado de Goiás para o Plano Nacional de Política Cultural, do Ministério da Cultura (2015-2017).

É pianista e pesquisadora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás desde 1993. Coordenou o Centro de Folclore e História Cultural da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e é autora do livro A densidade do próprio na Folia de Reis e coautora, com Rodrigo Toffolo, do livro Missa conga: o Congado Verde e Branco e a Orquestra Ouro Preto. A série de concertos Encontros de Música e Fé é realizado pela Rádio Nova Fogaréu, Catedral de Sant’Ana e Instituto Biapó, com apoio do Restaurante Flor de Ipê.

 Serviço:

Evento: Encontros de Música e FéData: 13 de janeiro
Horário: 20hLocal: Igreja D´Abadia – cidade de Goiás.
ealização: Rádio Nova Fogaréu, Catedral de Sant’Ana e Instituto Biapó. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*