Referência turística no DF, Feira dos Importados de Brasília completa 26 anos

  • Única feira privada de grande porte em Brasília, empreendimento é hoje uma referência em todo o Brasil. Além disso, gera grande número de empregos diretos e indiretos

POR AMARILDO CASTRO

Sob o sol escaldante ou chuva, em boa parte, intensa. Assim os primeiros feirantes da Feiras dos Importados de Brasília (atual nomenclatura do local) começaram seus negócios no estacionamento do antigo Estádio Mané Garrinha, no Plano Piloto, em Brasília. Cerca de três anos mais tarde, após todo esse sofrimento, o GDF cedeu um terreno no Trecho 7 do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), onde a feira foi reinstalada. Desde então, cresceu, e bem administrada, virou uma referência no Brasil. Hoje, quem visita Brasília, raramente deixa de passar pelo local, especialmente se pretende fazer compras. Atualmente, o local ocupa 36 lotes, mais 12 para estacionamento. Há cerca de dez anos, após negociação com o GDF, a administração comprou o terreno, tornando a Feira dos Importados de Brasília, a única feira de grande porte privada no DF.

“É muito importante esse reconhecimento e também nos dá mais motivação para trabalhar. A gente sabe hoje que muitos turistas, ao visitarem a cidade veem a Feira dos Importados de Brasílica como uma das principais referências”, diz Damião Leite, o Beteto, presidente da Cooperfim, a cooperativa responsável pela administração do local.

Geração de empregos

Bebeto explica que depois de muitos desafios e luta, a Feira dos Importados é também um local que contribui muito para a geração de emprego e renda. Conta que a organização gera cerca de 5 mil empregos diretos e outros milhares indiretos, além de ser referência de compras em vários segmentos, com destaque para eletrônicos, vestuário, presentes, equipamentos de pesca, beleza, entre outros.
O presidente da Cooperfim explica que hoje, com as melhorias, a feira é na verdade um grande shopping aberto, mas mantendo a origem de uma feira, sem muita frescura.

Nos últimos anos, o local recebeu inúmeras melhorias, como coberta de toda a área principal da feira, acessibilidade, reforma de banheiros, calçadas, entre outras obras. Atualmente a administração do local se prepara para a instalação de um novo e moderno projeto contra incêndios. A data para início das obras deve ser anunciada em breve.

Muitos lojistas que hoje trabalham na Feira dos Importados de Brasília são remanescentes do antigo estacionamento do Mané Garrincha ou chegaram ao novo local quando o espaço ainda estava em barro e lama. “Era difícil, quando chovia forte, não tinha uma vez que não alagava tudo. Mas hoje isso aqui é um sucesso, vendemos muitos produtos eletrônicos e estou feliz em trabalhar neste local por todos esses anos”, diz da loja Izak Ahnad, dono da NL Foto e Vídeo.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*