Madrugada de tempestades na Região Sudeste de Goiás deixa moradores impedidos de passar por ruas em Catalão e arrebenta ponte em Nova Aurora
POR AMARILDO CASTRO
Uma tempestade contínua no Sudeste Goiano nesta madrugada de segunda-feira, 14 trouxe muitos transtornos e situações que há muito não eram presenciadas pelos moradores das cidades de Catalão, Nova Aurora e Corumbaíba, cidades vizinhas em um raio de 80 quilômetros. Logo cedo, moradores de Catalão postaram nos grupos de WhatsApp fotos da represa Monsenhor, dentro da cidade transbordando, e a Defesa Civil foi obrigada interditar a entrada de carros em algumas ruas que margeiam a represa do Ribeirão Pirapitinga, que corta a cidade.
Em Nova Aurora, o estrago dentro da cidade e da área rural foi maior. Uma ponte na Rua Goiandira, que fica sobre o Córrego Barreiro, praticamente foi levada pela enchente do riacho, que durante toda a madrugada, transbordou e afetou ainda outra ponte na Rua São Paulo. Moradores, assustados, fizeram fotos e compartilharam o estrago nas redes sociais. Além disso, segundo o prefeito local, Júnior Pimenta, o Marreco (MDB), os prejuízos na área rural também foram grandes. “Até agora, sabemos que uma ponte foi levada pela enchente na região da ‘Fazenda do Zacarias’, e uma outra ponte que fizemos há três meses, em outra região, também sofreu fortes avarias”, disse o prefeito. Ele ainda contabiliza os estragos em outras partes da área rural. “Ainda não temos o saldo total, mas sabemos que os estragos ocorreram em várias regiões do município”, completa.
Marreco aproveitou para dizer que, embora é preciso da chuva, lamenta a destruição, mas que agora é preciso uma estiagem para mexer nas pontes, porque com o tempo chuvoso, não adianta consertar as pontes e nem tem como. Mas assim que a chuva passar, a prefeitura tomará as devidas providências.
Para completar o quadro, leitores do Blog do Amarildo enviaram fotos do Ribeirão Escorrega, na região rural do município de Nova Aurora. O curso de água amanheceu nesta manhã de segunda-feira, 14, com uma de suas maiores enchentes dos últimos dez anos, e por pouco não ‘levou’ a ponte que dá acesso às principais fazendas que o margeiam pelo lado direito.
No mesmo município, dono de um sítio na região da Barragem Lageado, no Rio Veríssimo, Lázaro Guimarães relatou que em dez anos nunca havia visto a represa tão cheia, e que ‘aquilo’ não era uma coisa normal, mas estava feliz por saber que o volume de água não deixou vítimas na região.
Corumbaíba
Moradores da região relataram ainda que os estragos não se restringiram à Nova Aurora e Catalão. Mais distante dali, em raio de 50 quilômetros, a vizinha Corumbaíba também foi muito afetada, tendo o riacho que atravessa a cidade transbordado e impedindo passagem de pedestres e motoristas. Filas no local se formaram à espera do fim da enchente. A previsão do tempo para os próximos dias, traz mais chuvas.
FALTA DE ENERGIA TRAZ CAOS
Com as chuvas, outro grave e recorrente problema ocorre na região, especialmente em Nova Aurora. A pensionista e dona de casa Maria Lúcia Oliveira relatou à reportagem que a cidade ficou sem energia durante quase dez horas, mas que infelizmente não é só por causa da tempestade da madrugada. “Isso é uma vergonha, aqui em Nova Aurora, acontece toda vez que chove forte, e com a privatização da Celg, ficou ainda pior, até quando teremos que conviver com isso, e pagando conta de energia cara?”, questionou.
Colaborou com esta reportagem: Lissandra Castro, com fotos e informações relevantes
Deixe uma resposta