Chuva traz caos às cidades de Catalão, Nova Aurora e Corumbaíba, em Goiás

Madrugada de tempestades na Região Sudeste de Goiás deixa moradores impedidos de passar por ruas em Catalão e arrebenta ponte em Nova Aurora

POR AMARILDO CASTRO

Uma tempestade contínua no Sudeste Goiano nesta madrugada de segunda-feira, 14 trouxe muitos transtornos e situações que há muito não eram presenciadas pelos moradores das cidades de Catalão, Nova Aurora e Corumbaíba, cidades vizinhas em um raio de 80 quilômetros. Logo cedo, moradores de Catalão postaram nos grupos de WhatsApp fotos da represa Monsenhor, dentro da cidade transbordando, e a Defesa Civil foi obrigada interditar a entrada de carros em algumas ruas que margeiam a represa do Ribeirão Pirapitinga, que corta a cidade.

Represa Monsenhor, em Catalão: cheia além do normal fez Defesa Civil bloquear ruas para entrada de carros (foto/redes socia)

Em Nova Aurora, o estrago dentro da cidade e da área rural foi maior. Uma ponte na Rua Goiandira, que fica sobre o Córrego Barreiro, praticamente foi levada pela enchente do riacho, que durante toda a madrugada, transbordou e afetou ainda outra ponte na Rua São Paulo. Moradores, assustados, fizeram fotos e compartilharam o estrago nas redes sociais. Além disso, segundo o prefeito local, Júnior Pimenta, o Marreco (MDB), os prejuízos na área rural também foram grandes. “Até agora, sabemos que uma ponte foi levada pela enchente na região da ‘Fazenda do Zacarias’, e uma outra ponte que fizemos há três meses, em outra região, também sofreu fortes avarias”, disse o prefeito. Ele ainda contabiliza os estragos em outras partes da área rural. “Ainda não temos o saldo total, mas sabemos que os estragos ocorreram em várias regiões do município”, completa.

Na Rua Goiandira, em Nova Aurora, trânsito teve que ser impedido com avaria grave em ponte

Marreco aproveitou para dizer que, embora é preciso da chuva, lamenta a destruição, mas que agora é preciso uma estiagem para mexer nas pontes, porque com o tempo chuvoso, não adianta consertar as pontes e nem tem como. Mas assim que a chuva passar, a prefeitura tomará as devidas providências.

Para completar o quadro, leitores do Blog do Amarildo enviaram fotos do Ribeirão Escorrega, na região rural do município de Nova Aurora. O curso de água amanheceu nesta manhã de segunda-feira, 14, com uma de suas maiores enchentes dos últimos dez anos, e por pouco não ‘levou’ a ponte que dá acesso às principais fazendas que o margeiam pelo lado direito.

Ribeirão Escorrega, no município de Nova Aurora, em vídeo do leitor Jaci Cândido: maior enchente dos últimos dez anos por pouco não levou uma de suas principais pontes na madrugada desta segunda-feira,, 14

No mesmo município, dono de um sítio na região da Barragem Lageado, no Rio Veríssimo, Lázaro Guimarães relatou que em dez anos nunca havia visto a represa tão cheia, e que ‘aquilo’ não era uma coisa normal, mas estava feliz por saber que o volume de água não deixou vítimas na região.

Córrego Barreiro, que passa dentro de Nova Aurora, transbordando na Rua São Paulo, sobre ponte impediu passagem de moradores logo pela manhã (Vídeo, colaboração do leitor de Nélio Borba)

Corumbaíba

Moradores da região relataram ainda que os estragos não se restringiram à Nova Aurora e Catalão. Mais distante dali, em raio de 50 quilômetros, a vizinha Corumbaíba também foi muito afetada, tendo o riacho que atravessa a cidade transbordado e impedindo passagem de pedestres e motoristas. Filas no local se formaram à espera do fim da enchente. A previsão do tempo para os próximos dias, traz mais chuvas.

Vídeo de riacho transbordando no centro de Corumbaíba também foi destaque pela manhã desta segunda-feira, 14

FALTA DE ENERGIA TRAZ CAOS

Com as chuvas, outro grave e recorrente problema ocorre na região, especialmente em Nova Aurora. A pensionista e dona de casa Maria Lúcia Oliveira relatou à reportagem que a cidade ficou sem energia durante quase dez horas, mas que infelizmente não é só por causa da tempestade da madrugada. “Isso é uma vergonha, aqui em Nova Aurora, acontece toda vez que chove forte, e com a privatização da Celg, ficou ainda pior, até quando teremos que conviver com isso, e pagando conta de energia cara?”, questionou.

Colaborou com esta reportagem: Lissandra Castro, com fotos e informações relevantes

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*