- Secretário de Finanças fala ao Blog do Amarildo e garante que cidade está com tudo em ordem no que diz respeito às finanças e que o Executivo será entregue ao próximo prefeito com tudo organizado
POR AMARILDO CASTRO
Não faz muito tempo, a mídia do Distrito Federal visitou a cidade de Valparaíso de Goiás, mais precisamente na virada de gestão de 2015 para 2016, onde reportagens mostraram que em muitas cidades da Região Metropolitana a situação financeira era bastante precária. Boa parte das prefeituras não tinham certidões negativas e carros de uso dos Executivos estavam sucateados e sem condições de uso, e Valparaíso à época, não fugia a essa regra.
Nomeado por Mossoró no início de 2017, ainda na primeira gestão do atual prefeito, o desde então secretário de Finanças, Milton dos Reis, o Miltinho, tinha à época um grande desafio, que era colocar as finanças do município em dia e evitar atrasos em pagamentos e tirar da fila da inadimplência o município, que segundo relatou, tinha muitas pendências que impediam a emissão de certidões negativas.
Com muito trabalho, Miltinho e sua equipe ao longo do primeiro ano de gestão conseguiu tirar o município desse quadro, e desde então, garante, a cidade ganhou força para pleitear investimentos de todas as ordens.
Com as finanças em ordem, Miltinho afirma que foi um grande passo para o sucesso da gestão de Pábio Mossoró, que atualmente toca várias obras na cidade. Chama atenção a instalação de nova infraestrutura no bairro Anhanguera, com recursos do Banco do Brasil por meio de R$ 70 milhões em empréstimo, mas tudo bem planejado, e já com prestações em andamento e pagas, segundo o secretário.
Há quase sete anos no cargo, Miltinho explica que alguns recursos como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) podem ser bloqueados caso as finanças do município não estejam em dia, e hoje, no caso de Valparaíso, está tudo em ordem. “O controle é muito grande, até uma conta de água que você não paga pode travar um investimento”, conta.
Ele explica que as gestões anteriores deixaram muitas pendências, mas a prefeitura nesses últimos anos conseguiu negociar todas as dívidas e já pagou boa parte, sempre em dia de acordo com as negociações.
Ele diz que o crescimento da economia no município também tem sido positivo para manter as finanças em ordem.
“É muito importante manter as finanças em dia, porque todas as outras secretarias necessitam que a Secretaria de Finanças precisa estar em ordem, porque senão nada funciona”, finaliza.
Deixe uma resposta